A fuga de sete detentos do Complexo Penitenciário de Salvador, na Mata Escura, levou a Polícia Militar a encontrar um poderoso arsenal escondido por bandidos em uma mata perto do presídio. Foram dois fuzis calibre 5,56, cinco pistolas calibre 9mm, 3 mil munições, 24 carregadores, três coletes balísticos e celulares. As armas estavam todas prontas para uso. Com a nova descoberta, a Bahia chegou a 51 apreensões de de fuzis em 2023.
"Os materiais encontrados durante a perseguição serão apresentados no Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). A unidade da Polícia Civil vai identificar os criminosos que levaram os armamentos até o local, origem dos fuzis, pistolas e também da farta quantidade de munição", declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, durante coletiva neste domingo (22).
Fuga e grande apreensão
Por volta de 12h do sábado, equipes do Batalhão de Guardas (unidade sediada dentro do Complexo), que patrulhavam no entorno do Módulo V da Lemos Brito, que abrigava 485 detentos, perceberam a movimentação e evitaram uma fuga em massa do presídio. Sete criminosos conseguiram escapar.
Com apoio do Grupamento Aéreo (Graer), a perseguição foi iniciada. Próximo da Avenida Gal Costa, os sete detentos e traficantes comparsas que esperavam os custodiados correram, abandonando os armamentos.
Em uma mata perto do Complexo, os militares apreenderam o armamento, que estava pronto para uso.