A Bahia está entre os nove estados escolhidos pelo Governo Federal para receber novas aquisições de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de agressores de mulheres.
Conforme divulgado pelo Ministério das Mulheres, dos estados contemplados, quatro são da Região Nordeste ( Bahia, Maranhão, Alagoas e Sergipe), três são da Região Norte (Acre, Amazonas e Tocantins), um é do Sudeste (São Paulo) e um do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul).
Da lista dos estados selecionados, a Bahia aparece em 5º lugar com o recurso de R$ 488.286,40. O Maranhão é o primeiro da relação com 200.000,00 de investimento.
"A tornozeleira é importante no sentido de se evitar a reincidência da violência doméstica, pois ela transfere para o Estado a responsabilidade de monitorar o agressor. Ela tem, portanto, um papel fundamental na prevenção dos feminicídios, que são mortes evitáveis. Com esse recurso, esperamos tornar mais efetiva a política pública de proteção às mulheres", explica a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.