27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

futuro da corporação - 11/09/2024, 14:49 - Bruno Dias - Atualizado em 11/09/2024, 15:33

Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo

Práticas realistas começaram na terça-feira (10) e se estenderão até quinta-feira (12), em Salvador

Simulações de ocorrências comuns no cotidiano aconteceram no treinamento
Simulações de ocorrências comuns no cotidiano aconteceram no treinamento |  Foto: Mila Souza / Ag. A TARDE

Como parte do processo de formação dos novos Oficiais Auxiliares neste mês de setembro, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) vem realizando, no Parque de Exposições, em Salvador, oficinas de instrução e simulações de ocorrências comuns no cotidiano. As práticas acontecem desde a terça-feira (10) e vão até esta quinta-feira (12).

Leia mais:
Homem é preso em flagrante após tentativa de feminicídio na Bahia
Homem é preso no sudeste da Bahia com maconha, cocaína e crack; veja
'BBB' da SSP está on! Mais quatro foragidos da Justiça são presos

Desde representações de assalto a ônibus, abordagens envolvendo brigas de bar, denúncias de agressões e muitas outras, a jornada engloba diversas modalidades de crimes para preparar os policiais visando cada situação até a formatura, prevista para o dia 19 de setembro.

Em entrevista à reportagem do Portal MASSA!, o Tenente-Coronel Adriano, Diretor Adjunto da Academia de Polícia Militar da Bahia, detalhou as atividades trabalhadas no processo de formação. "Nós temos uma série de oficinas que buscamos chegar perto da realidade, contemplando situações que são infelizmente corriqueiras dentro do quadro de violência urbana. São situações que vão desde resgate de reféns, brigas de bar, situações de abuso de autoridade. Então uma série de situações que eles podem enfrentar a partir do dia 19 e com certeza vão se sentir mais preparados para encarar essa realidade prática assim logo depois da formatura", disse.

Tenente Coronel Adriano, Diretor Adjunto da Academia de Polícia Militar da Bahia
Tenente Coronel Adriano, Diretor Adjunto da Academia de Polícia Militar da Bahia | Foto: Mila Souza / Ag. A TARDE

O Tenente-Coronel garantiu que, após o longo período de ensinamentos e treinamentos provenientes da academia e das oficinas práticas, os novos oficiais estarão totalmente capacitados para lidarem com as situações do dia-a-dia, em qualquer circunstância apresentada.

"A gente procura aqui no Parque de Posições criar um ambiente muito próximo da realidade. Sabemos que na realidade existe o diferencial de perigo, porém a gente já tem uma expertise de criar situações que realmente agregam a formação deles. As oficinas vão fazer com que eles tenham mais tranquilidade depois da formatura", detalhou.

Leia também:
Homens encontrados mortos em aldeia não eram indígenas, aponta PM

As simulações

Com idades entre 35 e 50 anos, os 195 soldados alunos do Curso de Formação de Oficiais Auxiliares (CFOA) participaram das reproduções práticas sob a supervisão de um Tenente ou Capitão, de acordo com a temática sendo trabalhada no local.

A simulação de um assalto a ônibus, por exemplo, consistiu em os agentes revistarem os passageiros do coletivo a fim de identificarem o bandido armado que estava aterrorizando as pessoas. Durante o processo, os formandos ouviram instruções dos responsáveis pela ação.

Veja vídeo da simulação:

Ao mesmo tempo, diversas oficinas foram realizadas em outros locais do Parque de Exposições. Próximo ao stand de assalto a ônibus, aconteceu uma exibição de briga de bar, onde os policiais continham a confusão e abordavam os envolvidos. Do mesmo modo, todo o processo foi acompanhado por um responsável fardado.

Confira:

Futuro da corporação

De acordo com o Tenente Coronel Adriano, após a formatura, os novos oficiais serão destinados às diversas unidades operacionais que a Polícia Militar tem espalhadas pelo estado da Bahia, desde o interior até a capital e a Região Metropolitana.

"As atividades que eles vão exercer são as atividades de coordenador diário, eles serão responsáveis por uma área operacional, eles terão ali, sob o comando deles, uma quantidade significativa de policiais, viaturas, de equipamentos que eles vão distribuir para poderem ser distribuídos e executar o policiamento da melhor forma. Então estamos muito confiantes que eles estão preparados para oferecer a paz social que a nossa comunidade tanto deseja", finalizou.

Veja galeria de fotos das atividades:

Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo Aspirantes a oficiais da PM-BA treinam duro no Parque; confira tudo

exclamção leia também