As forças de segurança da Bahia estão intensificando as operações contra facções criminosas. Como resultado, foram apreendidos cerca de 70 fuzis entre janeiro e outubro de 2024. O esforço é fruto de ações de inteligência que orientam o policiamento e reforçam a repressão qualificada nas comunidades.
Leia mais:
'Mickey' do BDM: homem trans teria puxado bonde para matar ex de rival
Comando Vermelho executa garota de 15 anos no Lobato
Na capital baiana, a Operação Hórus e a Rondesp Atlântico apreenderam dois fuzis durante uma festa organizada por traficantes no Bairro da Paz, que foi divulgada nas redes sociais na última sexta-feira (25).
Uma das armas foi encontrada com um criminoso identificado como "Puxador de Bondes", responsável pela queima de um ônibus na Avenida Paralela. O segundo fuzil, fabricado em Israel, foi localizado na manhã seguinte.
As ações contra o crime organizado também seguem em outras partes do estado. Em Porto Seguro, a Rondesp Extremo Sul apreendeu, no domingo (27), um fuzil, uma pistola, carregadores, munições, coletes balísticos e granadas. Os materiais estavam em posse de traficantes no distrito do Vale Verde.
Sobre as operações, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que não haverá trégua aos integrantes de facções. Segundo o gestor, em 2023, as forças policiais da Bahia apreenderam 55 fuzis e que o aumento nas apreensões em 2024 reflete o esforço contínuo das equipes.
O secretário ainda enfatizou a importância da colaboração da população por meio do Disque Denúncia da SSP, que pode ser acionado pelo telefone 181. O serviço é gratuito e assegura o sigilo da identidade de quem faz a denúncia.