24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Operação Trapiche - 09/11/2023, 17:08 - Acácia Vieira

Após 'ataques' estrangeiros, PF se posiciona sobre Operação Trapiche

PF repudia declarações feitas por autoridades gringas a respeito da iniciativa

Polícia Federal se posiciona a respeito da Operação Trapiche
Polícia Federal se posiciona a respeito da Operação Trapiche |  Foto: Reprodução/PRF

A Polícia Federal rebateu, nesta quinta-feira (9), as declarações feitas por autoridades estrangeiras sobre a Operação Trapiche, que tem como objetivo interromper atos terroristas e extremistas no país. Deflagrada na última quarta-feira (8), a iniciativa cumpriu dois mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão.

No comunicado divulgado à imprensa, a PF declarou que “o inquérito apura fatos de forma imparcial e isenta, buscando a verdade real e sempre seguindo a legislação brasileira e os acordos internacionais dos quais o Brasil assina”.

Confira a nota da PF na íntegra:

A PF se utiliza da cooperação internacional como instrumento para combater de maneira eficaz a criminalidade organizada transnacional e para preservar a segurança interna. Para isso, todas as suas ações são técnicas, balizadas na Constituição Federal e nas leis brasileiras. Não cabe à PF analisar temas de política externa. Contudo, manifestações dessa natureza violam as boas práticas da cooperação internacional e podem trazer prejuízos a futuras ações nesse sentido.

As investigações se consubstanciam em procedimento investigativo que não permite, no momento, tecer afirmações conclusivas. Essa etapa se dará apenas no momento de sua conclusão, com a apresentação do relatório do inquérito policial ao Poder Judiciário brasileiro, o qual, havendo elementos, dará andamento ao devido processo legal, de acordo com a legislação brasileira, sendo garantida a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal, com base em eventuais elementos de prova colhidos.

A Polícia Federal ressalta que o inquérito apura fatos de forma imparcial e isenta, buscando a verdade real, sempre seguindo a legislação brasileira e os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Cabe exclusivamente às instituições brasileiras definir os encaminhamentos e conclusões sobre fatos investigados em território nacional. Não se pode antecipar conclusões sobre os resultados da investigação, que segue seu rito de acordo com a lei brasileira.

exclamção leia também