28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

TRAGÉDIA NA CITY - 11/04/2023, 12:50 - Alan Santana

Após 4h de espera, mulher perde bebê e denuncia Samu em Ilhéus

Caso é apurado pela Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, no sul do estado

Polícia investiga denúncia de omissão de socorro em Ilhéus, no sul da BA
Polícia investiga denúncia de omissão de socorro em Ilhéus, no sul da BA |  Foto: Reprodução/ BATV

Uma mulher denunciou por omissão de socorro por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Rebeca Batista Duarte disse que entrou em trabalho de parto e teve que aguardar, por cerca de quatro horas, pela chegada de uma unidade móvel. Após o período de espera, o bebê morreu. A polícia Civil investiga o caso.

Segundo relatos do pai da criança, Nelson da Silva Santos, Rebeca deveria dar à luz por volta das 12h. A criança nasceu às 4h e a equipe do Samu chegou às 5h30. O bebê foi levado ao hospital, mas já estava sem vida.

O Samu foi acionado porque Rebeca é moradora do bairro Novo Ilhéus, área considerada de difícil acesso, de acordo com Nelson. No entanto, a médica chegou a rejeitar a ligação e dizer que não enviará a unidade porque o caso não está na competência do Samu. A profissional de saúde teria dito que o serviço de Atendimento Movel, não pode buscar pessoas em trabalho de parto. 'Ela disse que o Samu tem coisas mais urgentes para resolver''.

O Boletim de Ocorrência do caso, foi registrado pela família e aguarda a liberação do corpo da criança. Rebeca Duarte foi encaminhada para o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio.

''Estamos aqui esperando por uma criança há oito meses, dentro da barriga, para chegar no hospital e a doutora falar que meu filho já chegou lá sem vida'', disse Rebeca.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que está apurando a denúncia e que dados do formulário de protocolo médico indicavam que a primeira ligação da gestante ao Samu, foi informada de que uma ambulância avançada não estava disponível no momento. O formulário também inclui informações orientando os familiares a irem ao hospital por conta própria.

Em nota, a SMS afirmou que não houve mais ligações até as 5h, momento em que Rebeca informou ao Samu sobre o nascimento da criança. Na ocasião, foi enviada a ambulância básica já que a unidade avançada atendia outra ocorrência.

A TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia, tentou marcar uma entrevista com um representante do SAMU, mas foi informada que não haveria ninguém disponível nesta segunda-feira (10).

exclamção leia também