28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Segurança Pública

Sucesso - 16/05/2024, 12:41 - Amanda Souza

Ação de combate à exploração sexual infantil 'derruba' 3 só em maio

Dercca realizou três prisões no mês pela Operação Caminhos Seguros

A última das prisões ocorreu na manhã desta quinta-feira, em Águas Claras
A última das prisões ocorreu na manhã desta quinta-feira, em Águas Claras |  Foto: Divulgação / Polícia Civil

No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes e, por essa razão, as ações policiais com foco no combate a esse crime são intensificadas. Nesta quinta-feira (16), em alusão à data, está sendo realizado o Dia D da Operação Caminhos Seguros, em todo o país, com mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos.

Em entrevista ao MASSA!, a delegada Simone Moutinho, titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (Dercca), que integra as ações da operação, destacou como tem sido a atividade da delegacia durante o mês de maio no estado. "Desde o dia 2, estamos diligenciando em toda a Bahia no sentido de localizar alvos que cometeram crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes", explicou.

A Operação Caminhos Seguros foi deflagrada em todo o território nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Justiça e Segurança Pública (MJSP), é coordenada pelo Governo Federal e as ações são realizadas pelas polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros. Segundo Moutinho, só nas diligências realizadas pela Dercca, três prisões foram realizadas em no mês de maio.

"Hoje, a gente cumpriu um mandado de busca e apreensão no bairro de Águas Claras, onde foram encontrados materiais com cenas de nudez, sexo e estupro envolvendo crianças e adolescentes", contou a delegada. "Nesta semana também fizemos uma prisão, em Simões Filho, de uma pessoa que tinha mandado com trânsito e julgado a crime contra a dignidade sexual, e também efetuamos prisões em Itapuã, resgatando uma adolescente de um prostíbulo", pontuou.

Simone destacou ainda que a população pode e deve contribuir com as autoridades policiais no combate a esses crimes. "A população pode ajudar se instruindo sobre o que é exploração sexual de crianças e adolescentes e denunciando, caso percebam, que alguém armazena material dessa natureza, ou que induz uma criança à prostituição, ou que faz algum tipo de incitação desse tipo", disse.

exclamção leia também