25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

Irregular - 24/09/2024, 13:41 - Azure Araujo / Portal A TARDE

Abrigo clandestino para idosos é fechado pela polícia em Salvador

Embasa relatou a presença de 16 idosos em situação de abandono e maus tratos no local

Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (24)
Ação foi realizada na manhã desta terça-feira (24) |  Foto: Azure Araujo | Ag. A TARDE

O Ministério Público da Bahia (MPBA) realizou, na manhã desta terça-feira (24), uma ação para o fechamento do 'Lar de Idosas Filhas de Dulce', no bairro da Liberdade. O abrigo funcionava como uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de forma clandestina em imóvel público ocupado irregularmente.

Leia mais:

Aulas em Pernambués seguem suspensas por conta da insegurança

Vereador de cidade baiana bate ambulância e fica preso às ferragens

Salvador amanhece com chuva nesta terça-feira; saiba como fica o dia

O prédio foi apropriado ilegalmente por uma gestora. Há cerca de um ano, a Embasa, órgão proprietário do imóvel, solicitou a reintegração de posse ao MPBA e relatou a presença de 16 idosos em situação de abandono e maus tratos no local.

A ação conjunta entre o MPBA, Polícia e órgãos municipais, como agentes da vigilância sanitária, foi realizada no local para prestar serviços de saúde às idosas. "Constatamos que o local é degradante, as idosas não estão em bom estado", explicou Ana Rita Nascimento, promotora de Justiça presente no local.

O MPBA tomou conhecimento do caso por meio da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos. Os idosos sem referência familiar serão remanejadas para Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) em devido funcionamento.

Imagem ilustrativa da imagem Abrigo clandestino para idosos é fechado pela polícia em Salvador
Foto: Azure Araujo | Ag. A TARDE

Ainda de acordo com Ana Rita, após uma semana de audiência no Ministério Público, a gestora foi comunicada sobre o fechamento imediato da desapropriação do local e a retirada das idosas. No entanto, a suspeita não efetuou a requisição. Familiares referenciadas das idosas foram contatadas pelo MPBA para buscarem as abrigadas.

exclamção leia também