27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / segurança pública

vai fechar o cerco - 02/05/2023, 11:24 - Da Redação

"A gente vai ter regras", dispara Sturaro sobre atuação no Pelô

Ele explicou como será sua atuação na região e o que pretende implementar junto com as secretarias da Prefeitura na região

Sturaro falou sobre o Pelô e a violência no local
Sturaro falou sobre o Pelô e a violência no local |  Foto: Laís Rocha | Ag A TARDE

Anunciado na última semana como coordenador da Prefeitura-Bairro do Centro Histórico, para conter a onda de violência na região do Pelourinho, o Coronel Humberto Sturaro foi o entrevistado desta terça-feira, 2, do programa Isso é Bahia, da A TARDE FM. Na entrevista, ele explicou como será sua atuação na região e o que pretende implementar junto com as secretarias da Prefeitura na região.

“As pessoas precisam entender que o problema do Centro Histórico não é só polícia. A ideia do prefeito não é trazer um policial para ocupar essa gestão da prefeitura-bairro. A nossa ideia é baseada em três pilares, principalmente no que diz respeito à zeladoria. Agora, a ideia foi também trazer alguém com algum conhecimento sobre a segurança pública porque também essa falta de zeladoria, de cuidado, acaba sendo um problema de polícia. Mas ali, nós sabemos que polícia e segurança pública é um problema do Estado. Então, cabe a nós dar todos os meios necessários, que estejam ao nosso alcance, para que o Estado cumpra a sua missão. Ninguém aqui quer cumprir a missão de ninguém. O Estado cumpre sua missão muito bem, temos ali dois batalhões da Polícia Militar. Agora, vamos ter um efetivo específico da Guarda Municipal, da Semop, para cuidar do Pelourinho”, disse o coronel, destacando a atuação conjunta das pastas municipais.

“Hoje nós temos três secretarias fundamentais que vão ser muito importantes ali. Cada secretaria vai colocar ali seus órgãos 24 horas à disposição do Pelourinho e eu vou entrar como gestor disso. Tenho ouvido muito as pessoas no Pelourinho, muito trabalhadores. O que a gente quer quando falamos em linha dura? A gente vai ter regras, as pessoas que estiverem fora dessa regra não vão poder jogar o nosso jogo”, completou.

Sturaro explicou quais regras são essas que a Prefeitura pretende implementar no Centro Histórico.

“No quesito ordenamento, temos ali as pessoas que trabalham com pinturas, os tribais, a gente precisa organizar isso. A tinta tem que ser uma tinta específica, para que não incomode a pele do turista; que a pessoa entenda quando o turista dizer não; esse incômodo vai ter que ser mais fiscalizado e para isso nós vamos ter de colocar limites. Quais são as pessoas que são realmente artistas? As que trabalham com arte. Essas vão ter o nosso apoio. Agora os que se fingem de artistas para tirar proveito dos nossos turistas, esses não vamos aceitar. De que forma? Vamos remanejá-los. quer trabalhar? Vai trabalhar com outra coisa que seja propício para você, mas não como artistas”.

O coordenador da Prefeitura-Bairro revelou quais são as maiores demandas hoje na região para que a gestão seja mais efetiva.

“Primeiro é essa sessão do ordenamento do número de ambulantes que vão trabalhar no Pelourinho, o credenciamento das pessoas que vão trabalhar como tribalistas, a necessidade dos comerciantes. Estamos pensando em limitar os acessos para o Pelourinho, para que essas ruas de fuga para cometimento de crimes sejam limitadas, mas também ter o cuidado, pois os trabalhadores têm acessos por ali. Mas não é só o Pelourinho, temos o Santo Antônio também e vamos dividir essas coisas. Os comerciantes querem ser valorizados, e a gestão do prefeito quer isso, a valorização”, disse.

Sturaro também contou que já agendou um encontro com o secretário de Segurança Pública do Estado, Marcelo Werner, para tratar do assunto. “Já marcamos uma visita com o secretário e precisamos levar a ele as nossas ideias. Estamos aqui para somar para que todos saiam vitoriosos”, pontuou.

exclamção leia também