
Salvador vai receber, nesta semana, o 13º Mutirão de Prevenção ao Câncer de Próstata, promovido pela Fundação Lar Harmonia em apoio à campanha Novembro Azul. Tudo rola em duas etapas, nos dias 3 e 8 de novembro, das 7h às 11h, no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo (Ameb), que fica em Piatã. Ao todo, 180 consultas "0800" para homens a partir dos 45 anos serão disponibilizadas.
Leia Também:
Nesta segunda (3), os participantes farão o exame de sangue PSA, que ajuda a detectar alterações na próstata. O procedimento exige jejum de duas horas e abstinência sexual de dois dias. Já no sábado (8), os pacientes retornam para consultas médicas com urologistas.
Agendamento
Os interessados devem agendar o atendimento pelo site da Fundação Lar Harmonia e apresentar RG e cartão do SUS de Salvador.
Outros mutirões
A campanha de prevenção contra o câncer de próstata não para por aí. Neste sábado (8), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) também realiza um mutirão das 7h às 13h. Os agendamentos, de forma online, podem ser feitos a partir desta segunda-feira (3).
A ação será realizada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula, e no Centro Estadual de Oncologia (Cican), no Horto Florestal. Os atendimentos serão feitos em homens cis, mulheres trans e pessoas não binárias com 40 anos ou mais. Caso haja alteração nos exames, o paciente será encaminhado para um acompanhamento na rede estadual.
No Roberto Santos serão disponibilizadas 2 mil vagas. Metade para consultas médicas e e metade para exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), exame que permite identificar precocemente alterações na próstata.
Já o Cican irá disponibilizar 100 vagas para consultas e 180 para exames de PSA. Neste caso, serão feitos 15 atendimentos por dia durante o mês de novembro, em dias de segundas, quartas e sextas-feiras.
Orientações médicas
Antes de fazer o exame, é necessário seguir à risca as orientações médicas nas 48 horas antes do procedimento é importante: evitar relações sexuais, ejaculação e atividades que causem impacto na região pélvica, como andar de bicicleta, moto ou cavalo.
