A Praça da Revolução em Periperi está o puro suco de Bahia na tarde deste domingo (16): música, alegria, festa cheia de emoção e cores vibrantes. Tudo isso acontece porque a praça é o placo da grande final do XV Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas. O evento, que começou no dia 12 de junho, reúne mais de 60 grupos de todo o estado da Bahia e encera hoje com a disputa pelo título de grande campeão do grupo especial.
Oito quadrilhas competem na grande final neste ano: Forró Asa Branca, Forró do ABC, Imperatriz do Forró, Luar do Nordeste, UJNN, Fogueira Santa, Fole Danado e Dona Fé. A vencedora não só receberá o título de campeã da Bahia, mas também garantirá uma cobiçada vaga no Concurso Nacional de Quadrilhas e no concurso transmitido pela Rede Globo.
O campeonato é dividido em três etapas. Nos três primeiros dias de apresentações, as quadrilhas do Grupo de Acesso competiram pela vaga de campeã, sendo a vencedora revelada na sexta-feira (14). No sábado (15), foi a vez de outras 10 quadrilhas disputarem o título no grupo Semi-Especial.
Carlos Brito, presidente da Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq), reforçou como este evento é mais do que uma competição, é uma celebração da identidade cultural, um momento de união comunitária e de orgulho pela tradição.
"Esse é um movimento cultural de resistência para que continue viva e presente o espírito junino da Bahia", disse. "O movimento quadrilheiro é resistência, luta e dignidade. São excelentes quadrilhas, e aquela que melhor expressar a sua história dentro dos 30 minutos sai vitoriosa", disse.