O soteropolitano que está na sofrência porque queria curtir o período junino em alguma cidade do interior da Bahia, mas por algum motivo não vai conseguir, pode deixar a tristeza de lado porque o que não falta em Salvador é lugar pra se divertir.
Para aqueles que desejam um local que remete ao interior, podem colocar o Pelourinho, que inicia nesta sexta-feira (21) a programação com grandes atrações, como primeira e principal opção. Decorado com bandeirolas e outros enfeites típicos do período, o Centro Histórico está pronto para receber a galera que vai descer para se divertir em mais uma edição do São João da Bahia.
Ontem, enquanto as equipes da organização realizavam os últimos ajustes das montagens das estruturas como palcos, barracas e outros, baianos e turistas não perderam tempo e aproveitaram as decorações e os cenários para fazer fotos. Com um globo estilizado de quatro metros de diâmetro em forma de arcos circulares iluminados, na frente do palco principal, o Largo do Pelourinho tem sido um dos principais cartões postais e ponto de atenção do público.
Na primeira noite, no Largo, os shows ficarão por conta de Virgílio (18h), Xangai (20h), Júlio César (21), Catuaba com Amendoim (23), Jorge Zárath (00h30) e, por último, Gerônimo.
Além das pessoas que querem aproveitar esses dias de festa, quem também está com a expectativa lá em cima são os comerciantes e ambulantes. Para eles, depois do Carnaval, esse é o período que mais proporciona sucesso nas vendas.
O vendedor Milton Cavalcante, conhecido por comercializar o famoso suco de limão com coco, garantiu marcar presença no Largo do Pelourinho durante todos os dias de festa. "Esse é o momento que a gente vende bem. Já procuram muito o suco, mas nesse tempo de festa, consigo vender bem mais. É só alegria pra gente", relatou ao MASSA!.
Até o dia 24, além do Largo, os espaços Quincas Berro D’Agua e Pedro Archanjo, as praças Tereza Batista e Terreiro de Jesus, além da Sala de Reboco, também serão palcos para grandes shows, previstos para iniciarem às 17h. Completam a lista de artistas que se apresentarão no Pelourinho, os seguintes cantores e bandas: Márcia Freire, Seu Maxixe, Filomena Bagaceira, Dan Valente, Geraldo Azevedo, Bailinho de Quinta, Del Feliz, Falamansa, Roberta Miranda, Fulô de Mandacaru, Forró Saborear, Cangaia de Jegue e outros.
Ambulantes de hot-dog, pipoca, baiana de acarajé, pastel e muito mais, a estrutura comercial do Pelourinho, montada para receber a galera durante os quatro dias de festejos, promete não deixar ninguém passar perrengue. Quem também está vibrando de felicidade é a trancista Suly Ribeiro, 35 anos. Com um estande montado no Terreiro de Jesus, ela e suas ajudantes já estão preparadas para trabalhar dobrado e, claro, lucrar mais.
"Esse é um período, aqui no Pelourinho, que a gente comerciante gosta muito porque vem bastante turistas, além das pessoas que já moram aqui. E aí, a gente consegue faturar um dinheirinho a mais, principalmente com as tranças box braids, que é trança no cabelo todo, e a mais procurada", disse Suly.