23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / São João 2024

São João de alegria - 24/06/2024, 20:14 - Artur Soares - Atualizado em 24/06/2024, 20:37

Carroçada leva alegria junina para o bairro da Saúde

Festa tradicional aconteceu na tarde desta segunda-feira

Festa reuniu centenas de pessoas na Saúde
Festa reuniu centenas de pessoas na Saúde |  Foto: Shirley Stolze/Ag. A Tarde

O São João chegou e quem não conseguiu viajar procurou uma alternativa de trazer o festejo junino para perto de casa. Na tarde desta segunda-feira (24), os moradores do bairro da Saúde realizaram a tradicional Carroçada da Saúde, evento que acontece há mais de 20 anos e que conta com o casamento de dois jegues.

Criada em 1996 por um grupo de amigos, a festa foi um meio dos moradores aproveitarem as tradições do São João mesmo estando na cidade grande. "Naquela época, o São João era sempre no interior e na capital nada. O pessoal vinha do interior no último dia do São João, esvaziavam o interior e ficavam todos na capital. Aí eu disse 'vou fazer a carroçada no último dia'", afirmou Eduardo Gonçalves, um dos criadores do evento.

Eduardo Araújo
Eduardo Araújo | Foto: Shirley Stolze/Ag. A Tarde

Eduardo explica que a inspiração surgiu por conta de um colega de trabalho que contava sobre uma carroçada que acontecia em Guanambi, um pequeno município da Bahia. "Eu não vou fazer com trezentas, mas vou criar lá na minha rua uma carroçada com uma carroça só", relembrou.

Um dos elementos que também foi importado de Guanambi é o casamento entre o jegue e a jega. Apesar de atualmente usarem animais de papel machê nos desfiles, as coisas nem sempre foram assim. "No início eram animais de verdade, mas depois veio uma lei que proibiu o uso de animais em festas populares. Hoje em dia a gente usa uma alegoria", contou Leandro Alonso, um dos atuais organizadores da carroçada.

Os famosos jegues
Os famosos jegues | Foto: Shirley Stolze/Ag. A Tarde

Mais conhecido como Leo, Leandro se tornou quase uma celebridade no bairro. Ele assumiu o comando da festa em 2014, ano em que seu pai e um dos criadores da carroçada, Jorge Luz, faleceu. Mesmo ficando relutante de assumir essa responsabilidade no início, hoje em dia Leandro não consegue viver sem a festa. "Eu não consigo mais parar de fazer. Eu nunca havia passado o São João em outro lugar e a partir de agora que eu não vou mesmo", garantiu.

O Grupo A TARDE está transmitindo o São João da Bahia 2024 ao vivo, em todos os circuitos. Acompanhe!

exclamção leia também