28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / São João 2023

Olha o cuidado, é verdade! - 21/06/2023, 19:48 - Da Redação

São João: confira dicas de cuidados com fogos de artifício e fogueiras

O médico e gerente executivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva faz alerta para população

O médico e gerente executivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva faz alerta para população
O médico e gerente executivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva faz alerta para população |  Foto: Beto Figueirôa/Acervo JC Imagem

Com a chegada do período das festas juninas, os baianos mantêm a tradição das fogueiras e fogos de artifício. No entanto, infelizmente, também há um aumento de ocorrências nos casos de queimaduras nos hospitais da capital baiana. O médico e gerente executivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Ivan Paiva, alerta que o primeiro objetivo é informar a população sobre como se prevenir para evitar acidentes.

Dentre as dicas estão não segurar ou reacender os fogos, evitar pular a fogueira, evitar acender fogos próximo a bebidas alcoólicas ou realizar brincadeiras arriscadas que possam causar danos físicos. Segundo Paiva, as áreas do corpo mais afetadas são os olhos, comprometendo gravemente a visão ou provocando, nos casos mais graves, a cegueira; e as mãos, pois os fogos podem explodir e provocar cicatrizes ou até o amputamento do membro superior.

O médico ressalta ainda que o cidadão deve ter muita atenção nas compras dos fogos de artifício, verificando se o produto possui o selo de qualidade do Inmetro. “A população deve comprar fogos de qualidade, de procedência conhecida, normalmente de empresas certificadas, para garantir uma certa tranquilidade. Os fogos de artifício de fabricação caseira trazem maiores riscos aos cidadãos”, declara Paiva.

Outro cuidado também deve ser adotado com relação aos casos de queimaduras. “Muitas pessoas costumam colocar pasta de dente ou manteiga para cicatrizar a lesão, mas isso é um mito. O procedimento recomendado por especialistas é lavar o local da queimadura com água e sabão, se for um caso leve, ou procurar um atendimento em um hospital ou unidade médica próxima da região, nos casos mais graves.

O médico orienta ainda sobre os cuidados com a inalação de fumaça, que podem danificar o sistema respiratório devido ao monóxido de carbono, substância tóxica que agrava ainda mais a saúde do paciente, principalmente quem possui quadros clínicos como rinite e sinusite.

O que fazer – Em situações de queimadura de 1° grau, por ser uma lesão leve que apresenta camadas superficiais na pele apresentando vermelhidão, inchaço e sem formação de bolhas, o tratamento pode ser feito em casa, lavando com água e sabão neutro ou procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em casos graves, em que há formação de bolhas no corpo, ardência, ou queimaduras a partir de 30% do corpo, é necessário ligar para a central de atendimento do Samu, pelo telefone 192, com funcionamento 24h.

exclamção leia também