O São João 2023 vai ser marcado por grandes misturas. Enquanto na música o forró tem dividido espaço com o piseiro, o arrocha, os hits do TikTok e tantos outros gêneros, o quadriculado das roupas tem dado lugar a outras tendências de moda.
Para Luana Vitória, estilista e CEO de uma marca baiana, a febre dos tecidos de couro e jeans começou antes mesmo do mês de junho chegar. O que justifica um São João tão repleto de roupas pretas e de brilho é a consequência deles terem se tornado queridinhos nos meses anteriores.
"Roupas em couro e jeans, com babados ou franzidos têm ganhado um espaço bem notável nos últimos tempos. Por exemplo, o uso de botas de couro de diversas cores já vem sendo aderido bem antes do período junino e está bastante em alta. O quadriculado já foi um dos queridinhos por ser uma tradição, mas em 2023 as pessoas estão abusando mais de looks tendências", explicou.
A tendência já está nas vitrines
Nas ruas, é impossível não notar que a estampa quadriculada está perdendo a sua coroa. Ana Maria é vendedora há anos e tem muita experiência com comércio junino. Atualmente, ela trabalha em uma loja na Lapa, em Salvador, e garante que a procura por esses produtos é alta. "Aqui o que mais sai é napa, tela e os brilhos com o jeans", contou ao Portal MASSA!.
Gessilene Nascimento é gerente de uma loja e afirmou que aderiu às novidades para não ficar para trás. "Esse ano a gente está apostando nessas peças com detalhes e muita pedraria e o tradicional que é o quadriculado".
O estabelecimento que Gessilene gerencia oferece preços e tamanhos variados. Trabalhando com peças do 36 ao 54, ela diz que todo mundo vai ter look "para arrebentar nesse São João".
São João com muito lucro
Para Ana Miguel, proprietária de uma loja localizada no Centro de Salvador, as festas juninas são uma ótima oportunidade de lucrar. Com as vendas alavancadas em cerca de 50% desde o começo do mês, ela comemora o resultado de um grande investimento para trazer as melhores peças para o seu comércio. "A partir do dia 1°, a gente já começou a vender xadrez e a procura está sendo muito grande. Esse ano o São João vai ser muito bom", disse Ana.
A empresária trabalha com marketing digital e contrata blogueiras para divulgar seus produtos. Segundo ela, o trabalho funciona muito bem e os likes e visualizações são convertidos em clientes. Ana Miguel também confirmou a transformação dos looks do Sanju. "O São João 2023 é brilho!", declarou.
Uma super produção
Enquanto muitas pessoas gostam de seguir os padrões comerciais, há quem goste de uma moda mais autêntica. A jovem Riane Bernardes tem 22 anos, é de Madre de Deus e decidiu fazer um look todo trabalhado na tradição do São João. Com imagens dos Santos da época e ajuda da mãe para customizar, a estudante universitária reutilizou peças que tinha em casa e gastou apenas R$ 8,50 para montar uma roupa babadeira.
"Gosto de vestir peças originais, por isso para o meu primeiro dia de festa junina decidi que usaria uma peça do meu guarda-roupa que amo: minha saia de tule. Definida a peça principal eu só precisava pensar em como a transformaria para o evento e decidi que aplicações seria a técnica perfeita para São João", disse ela.
O look de Riane também é uma expressão de fé. "[Homenageei] São João, São Pedro, São Paulo e o meu grande protetor, Santo Antônio. Junho é um mês muito especial para mim, dia 13 finalizamos a trezena de Santo Antônio e por causa de uma grande conquista que ele me concedeu recentemente, eu sabia que gostaria de tê-lo ainda mais perto de mim o mês inteiro", contou.
Só o básico
Davi Tennycook é de Amargosa e veio as compras em Salvador. O jovem vai de contra as novas tendências de moda e prefere usar um look mais neutro. "São João eu vou usar uma roupa mais básica, uma roupa mais lisa, não muito cheia de detalhes", contou ele.
Para Davi, o mais importante é aproveitar a festa. Ao ser questionado sobre o que não pode faltar nesse Sanju, ele respondeu de imediato que são as bebidas. "O licor é tradição", disse o moço.