A partir desta segunda-feira (5), pontos de vendas de fogos de artifício para as festas juninas passam a ser investigados, em cidades como Feira de Santana e Serrinha, localizadas a mais de 100 km de Salvador. Acima de tudo, as vistorias são realizadas pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), juntamente com a Polícia Civil.
A operação, intitulada de “Em Chamas”, analisa se os estabelecimentos possuem documentação necessária para vender os fogos. Outros aspectos, como o ordenamento dos pontos de venda, também são analisados. A fiscalização foi iniciada como método de orientação aos comerciantes.
Amostras de produtos vendidos nas duas cidades foram recolhidos pelo Ibametro para fazer análises. A visita em Serrinha envolve uma solicitação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). Isso porque, após as festas de 2022, o órgão solicitou a inclusão do comércio local na operação.
Leia Mais
Governador anuncia atrações do São João da Bahia nesta terça
Polícia desmonta fábricas clandestinas e apreende fogos de artifícios
TVE amplia sinal de transmissão em mais de 100 municípios da Bahia
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), o Corpo de Bombeiros Militar, o Exército Brasileiro, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) também integram a operação no estado baiano.