No primeiro dia oficial do São João da Bahia no Parque de Exposições de Salvador, na noite desta sexta-feira (22), a galera que não pegou a estrada para o interior do estado fez a festa. Com shows de Jeanne Lima, Dan Valente, Dorgival Dantas, Wesley Safadão, Tiago Aquino, Priscila Senna, Júnior Marques e Xand Avião, o Parque abriu os portões pouco depois das 18h para um público tímido, mas que aumentou ao longo da noite.
A cantora Jeanne Lima, em carreira solo, deu o pontapé na programação. Além de músicas próprias, a artista cantou sucessos como “Erro gostoso”, de Simone Mendes. Jeanne Lima já cantou com a banda Limão com Mel e fez dupla com o irmão, Kiko Salli.
Para a maioria do público presente, essa foi uma excelente maneira de curtir o São João sem precisar sair da cidade. Tem uma galera que vai trabalhar no feriado mas, nem por isso, deixou de aproveitar o arrasta-pé. A contadora Viviane Alcântara é uma das soteropolitanas que não vai pular a fogueira na roça. “Infelizmente, eu trabalho, né?”, brincou. “Não vai dar tempo de viajar, então, a chance de curtir o São João é vindo pra cá [Parque de Exposições”, concluiu Viviane.
Maria Aparecida Peixoto fez da “falta de opção” uma boa curtição. “Eu não tive condições de viajar para o interior e não ia ficar em casa, né? Vim foi curtir e a festa está ótima, organizada e bonita”, contou. A amiga Jamerildes Rocha, que também vai ficar na capital, deu a letra. “Bom mesmo é curtir um show desse e de graça!”, comemorou.
Segunda atração da noite, o baiano Dan Valente falou sobre trazer um pouco do clima junino para quem vai ficar pela cidade, e contagiou o público com alegria e irreverência. “Que alegria Salvador, começar o São João com vocês. Eu quero saber quem tá tomando uma! Quem quer ficar rico levanta a mão por favor”, provocou.
Mas não só de não viajantes vive o São João de Salvador, tem também os fãs dos grandes artistas que não perdem uma oportunidade de ver os seus ídolos de perto. O estudante Mateus Isaac, que mora em Periperi, foi curtir - e ‘sofrer’ - ao som do forrozeiro Dorgival Dantas. “Eu também canto, então ele é uma grande inspiração para mim”, revelou. “Estou aqui cantando e sofrendo com essas músicas porque lembrei de uma pessoa, mas como o Dorgival mesmo cantou, eu vou superar”, garantiu Mateus.
E por falar em Dorgival, o “Rei do xote”, encontrou o Parque lotado e animou o público com um repertório recheado de sucessos autorais. O show foi aberto com a famosa canção “Destá”.
Dorgival, que é natural de Olho D’água do Borges, no Rio Grande do Norte (RN), costuma arrastar multidões por onde passa. O artista já teve sucessos cantados por Aviões do Forró, Calcinha Preta, Jorge e Mateus, Michel Teló, Alexandre Pires, César Menotti e Fabiano e muitos outros.A noite de quinta-feira ainda contará com grandes atrações como Wesley Safadão e Xand Avião.
A fisioterapeuta Cyntia Ferreira é fã de Wesley Safadão há mais de 10 anos e não perde uma oportunidade de ver o cantor de perto. “Desde 2008 eu acompanho ele, faço de tudo para assistir quando ele vem pra cá e amanhã [hoje] vou para Candeias só pra assistir ele outra vez”, contou a fã. “É muito especial estar aqui e ver ele de perto assim, tô aqui colada na grade”, concluiu.
Promovida pelo governo do Estado, a festa no Parque de Exposições, que tem acesso gratuito, segue nesta sexta-feira (23), véspera do São João, com apresentações de artistas como Simone Mendes, Zé Vaqueiro, Thiago Brava, Seu Maxixe, Hugo e Guilherme, Mari Fernandez, Clayton e Romário e Matheus Fernandes.
Os baianos e turistas também podem curtir hoje os festejos em Paripe, com shows de Nenho, Kevi Jonny e Marcinho Sensação. No Pelourinho, Falamansa, Fábio Carneirinho e Clayton e Romário são algumas das atrações confirmadas para o arraiá na capital.