28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / São João 2023

Danado de bom! - 27/05/2023, 06:00 - Dara Medeiros

Del Feliz fala sobre São João 2023: "Comunhão da alma nordestina"

O cantor conversou sobre os planos para os festejos juninos deste ano

Del Feliz se apresentará em Salvador no dia 25 de junho e 1° de julho
Del Feliz se apresentará em Salvador no dia 25 de junho e 1° de julho |  Foto: Divulgação

Com mais de 20 anos de carreira, Del Feliz carrega no nome e no coração o mesmo sentimento: felicidade. O artista, que é natural de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia, deu uma entrevista exclusiva para o Portal MASSA! sobre os projetos para o São João 2023. Ele também revelou ter o desejo de transformar o Forró em Patrimônio Imaterial do mundo.

Diante dos festejos juninos deste ano, Del afirmou que está “feliz, pra variar”. Para o cantor, a festa vai ter uma singularidade especial, porque o retorno das comemorações após a Pandemia do Novo Coronavírus, em 2022, ainda aconteceu com um pouco de medo do que ocorreria depois das aglomerações.

“A gente vai ter, finalmente, um São João onde a gente está muito mais tranquilo, muito mais animado, muito mais empolgado", comemorou.

Uma novidade é um trio bem nordestino de músicas lançadas para a data. As canções ‘Dois em Um’, ‘Meu Dengo’ e ‘Deixa Rolar’ trazem a fórmula perfeita para dar o toque romântico do mês de junho. "Música romântica é recorrente, é sempre legal, é um assunto que nunca vai esgotar, é sempre bom falar de amor", disse Del.

Segundo Del Feliz, a rotina dos forrozeiros já fica mais intensa um pouco depois do Carnaval e as expectativas para esse evento aumentam a cada dia que passa.

“A expectativa é sempre muito positiva, a agenda está extremamente lotada. Eu já fiz Caruaru, que é uma festa simbólica e muito grande. Esse ano são 65 dias de festa e eu tive o prazer de participar”, declarou ele.

Um São João danado de bom

Del Feliz defende a importância da celebração do São João. Para o artista, a festa valoriza a cultura nordestina e une as pessoas. O cantor falou sobre o que deseja para esta época do ano.

“Celebrar em paz, com muita alegria, fazendo a grande comunhão da alma nordestina, esse grande encontro de todas as idades, para a gente celebrar o nosso jeito de ser", revelou.

Mas a união das pessoas através das tradições não acontece apenas em relação às idades diferentes. O forró não mede distância e encanta também quem mora em outros estados e até países. Ao Portal MASSA!, Del Feliz anunciou que receberá o título de Cidadão Sergipano durante o seu show em Aracaju, pelo Governo do Estado de Sergipe, no começo de junho. “Estou contente, muito agradecido. É uma terra que eu gosto muito, aí a comemoração é múltipla", declarou.

As apresentações no interior da Bahia serão muitas. “Na agenda são dezenas e dezenas de cidades do interior”, disse ele. Em Salvador, o cantor se apresenta no dia 25, no Pelourinho, no Largo Tereza Batista. Ele também fará parte da grade dos artistas que irão fazer um grande arrasta-pé no Parque de Exposições. Del Feliz anunciou que estará no evento no dia 1° de julho.

Com a alta quantidade de shows, o cansaço físico no período junino aumenta. Mas Del Feliz garante que não se deixa abater. “

A maratona vai ser grande, como sempre, mas quando a gente ama o que faz não tem indisposição não. Muito pelo contrário, a gente tá sempre disposto, a gente tá sempre feliz e aparece uma energia na hora em que a gente menos espera. Por maior que seja o cansaço, o prazer de fazer o que a gente ama nos energiza para continuar a caminhada”, contou ele.

De Riachão de Jacuípe para o Mundo

Por falar em caminhada, o forrozeiro de Riachão do Jacuípe tem levado o ritmo ao mundo. Neste ano, Del Feliz participou pela 15ª vez do Festival Vamo que Vamo, na França. O artista participou do congresso dando uma palestra e fazendo um show musical.

Del Feliz fala sobre o desejo de transformar o Forró em patrimônio da humanidade
Del Feliz fala sobre o desejo de transformar o Forró em patrimônio da humanidade | Foto: Reprodução/Redes Sociais
"Foi muito marcante, porque já está fazendo parte de uma caminhada de formalidade que estamos cumprindo na expectativa de transformar o Forró em patrimônio da humanidade. Então é uma caminhada saudável, é uma luta pertinente”, afirmou.

O cantor se sente muito acolhido fora do Brasil e celebra a popularização do Forró. “A França é um lugar sempre diferenciado. Nós temos viajado por dezenas e dezenas de países levando um pouco da nossa cultura, mas a França talvez tenha sido o país em que mais vezes retornei para fazer shows, palestrando sobre cultura e participando dessa caminhada em prol do título de patrimônio da humanidade”, concluiu.

exclamção leia também