28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

SEM SUCESSO - 27/05/2024, 08:22 - Da Redação

Xandão rejeita recurso, e Bolsonaro continua inelegível até 2030

De acordo com Moraes, o recurso não estava dentro da legalidade e, por isso, foi rejeitado

Pedido feito pela defesa foi negado por Xandão neste domingo (26)
Pedido feito pela defesa foi negado por Xandão neste domingo (26) |  Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes negou neste domingo (26) o recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro contra decisão que o deixou impossibilitado de participar das eleições pelos próximos oito anos. O candidato a vice-presidente, Braga Neto, também foi punido.

O pedido rejeitado por Xandão era para que o caso fosse analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), chamado de “recurso extraordinário. Contudo, a solicitação dependeria de uma aprovação de admissibilidade do próprio TSE. De acordo com Moraes, o recurso não estava dentro da legalidade e, por isso, foi rejeitado.

Bolsonaro e Braga Netto foram condenados após fazer campanha eleitoral no dia 7 de setembro de 2022, Dia da Independência. A Corte Eleitoral realizou o julgamento em outubro do ano passado e entendeu que os dois cometeram irregularidade em um ato oficial do governo.

Além disso, o TSE também condenou Bolsonaro e Braga Netto a pagar multas no valor de, respectivamente, R$ 425,6 mil e R$ 212,8 mil. Foi a segunda condenação que tornou o ex-presidente inelegível. A primeira, em junho de 2023, ocorreu por reunião realizada no Palácio do Alvorada com embaixadores estrangeiros para pôr em dúvida a segurança das urnas eletrônicas

exclamção leia também