O ministro Alexandre de Moraes foi dinâmico ao votar a favor de tornar réus mais 70 investigados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. O julgamento de mais um bloco de denúncias ligadas à invasão ao Congresso, apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), foi iniciado nas primeiras horas desta segunda-feira (14).
Até agora, o Supremo já aceitou denúncias e transformou em réus 1.295 acusados de autoria ou participação nos atos golpistas de janeiro. Ao todo, a PGR já denunciou 1.390 pessoas. As informações são do portal G1.
As acusações são por crimes como: associação criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo; deterioração de patrimônio tombado.
Os casos serão analisados no plenário virtual da Corte até as 23h59 do dia 18 de agosto.
O plenário virtual é um formato de julgamento em que os ministros apresentam seus votos em uma página eletrônica do tribunal, sem a necessidade de sessões presenciais ou por videoconferência. As denúncias são avaliadas de forma individual pelos ministros. Ou seja, as circunstâncias de cada caso são levadas em conta.