26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Custou caro - 08/09/2023, 11:02 - Vinicius Rebouças

Visita de Maduro ao Brasil pesou no bolso do Itamaraty

Vinda do presidente venezuelano ainda é questionada como violação de tratados internacionais

Nicolás Maduro veio ao Brasil para reunião com Lula em maio deste ano
Nicolás Maduro veio ao Brasil para reunião com Lula em maio deste ano |  Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert/ PR

A visita de Nicolás Maduro ao Brasil no fim de maio custou R$ 78.474,58 ao Itamaraty. Os gastos se referem à organização logística e segurança. A informação consta de ofício assinado pelo chanceler Mauro Vieira em resposta a um requerimento de informação apresentado pelo deputado bolsonarista Zé Trovão (PL-SC).

Questionado se a vinda do presidente venezuelano ao país poderia ser uma violação a tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, o Ministério das Relações Exteriores disse: "A visita ao Brasil de um Chefe de Estado de um país cuja situação é objeto de investigação no âmbito do TPI [Tribunal Penal Internacional] não enseja violação de obrigações internacionais assumidas pelo Brasil".

No mesmo documento, a pasta reconheceu que há uma investigação em curso no Tribunal Penal Internacional acerca de crimes contra a humanidade supostamente cometidos pela Venezuela. Mas acrescentou que "até o momento, o tribunal não deu início a caso concreto a respeito dos fatos em investigação". As informações são da coluna de Lauro Jardim no Jornal O Globo.

Em julho, a Venezuela apelou da decisão do TPI de retomar o caso, que apura as mortes de manifestantes durante os atos de 2017.

exclamção leia também