31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Deplorável - 01/04/2024, 13:43 - Vinicius Portugal

Vídeo: Bolsonaro volta a ofender nordestinos em visita à SC

Ex-presidente costuma se referir aos nordestinos de forma depreciativa

Jair Bolsonaro atribui vitória da "esquerda" por causa do nordeste
Jair Bolsonaro atribui vitória da "esquerda" por causa do nordeste |  Foto: Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Jair Bolsonaro voltou a atacar nordestinos em um vídeo divulgado, no último sábado (30), em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O ex-presidente fez um discurso carregado de xenofobia e polarização, ao relatar que a galera do Nordeste sai do seu estado de origem para eleger a esquerda em outro local.

"Você pode ver, por que que tem uma migração aqui, do Nordeste pra cá? E não daqui pra lá? Os caras vêm aqui pra votar na esquerda? Fica lá, pô, não tá uma maravilha lá? Fica lá", afirmou, destilando todo seu preconceito.

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro se refere à região do Nordeste de forma preconceituosa, inclusive destratando a cultura religiosa de todo um povo.

“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade que fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô? Juazeiro do Norte, parabéns aí. Ceará, desculpa aí", comentou Bolsonaro em uma live em 2022, quando ainda era presidente do Brasil.

O ex-presidente também costuma se referir aos nordestinos como "pau-de-arara", forma depreciativa que remete à época do êxodo de nordestinos para o estado de São Paulo, em busca de melhores condições de vida.

“Eu sempre me referi com os amigos, né, cabra da peste, pau de arara. Eu me chamo de alemão também, sem problema nenhum. Arataca, cabeçudo, pô, é isso aí, valeu", explicou-se o ex-presidente.

Veja última fala preconceituosa de Bolsonaro:

exclamção leia também