26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Boa assistência médica - 17/11/2023, 18:01 - Clara Oliveira- Atualizado em 17/11/2023, 20:38

Vice-prefeito de cidade do interior baiano financia UBS

Unidade Básica de Saúde foi construída no assentamento Rio Aliança, zona rural de Arataca

Unidade Básica de Saúde foi construída no assentamento Rio Aliança, zona rural de Arataca
Unidade Básica de Saúde foi construída no assentamento Rio Aliança, zona rural de Arataca |  Foto: Divulgação/PSB Bahia

A atitude de Wladimir Bonfim (PSB), vice-prefeito de Arataca, cidade a 500 quilômetros de Salvador, chamou a atenção da população. Isso porque, o político financiou de forma independente a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na zona rural do município. A obra foi realizada em regime de mutirão pelos moradores da comunidade.

A UBS está localizada na comunidade denominada Assentamento Rio Aliança que abriga cerca de 60 famílias. Anteriormente, essas famílias não tinham assistência médica por perto e precisavam ir até o posto de saúde mais próximo, localizado há cinco quilômetros de distância.

De acordo com o vice-prefeito, que também é médico, formado em Cuba, a principal motivação para a construção da UBS foi contribuir com a sua comunidade.

“Por ser assentado e compreender as lutas que sempre tivemos que travar para que pudéssemos ter acesso aos serviços mais básicos, assumi o compromisso, ainda na eleição, que contribuiria com a gestão na tentativa de reparar essas injustiças impostas a nós, trabalhadores sem terra. Não consegui fazer isso através do governo municipal do qual fazia parte por embates com a atual gestão, então mantive meu compromisso pessoal”, afirmou.

A falta de estrutura e a baixa condição do posto anterior foi o motivo para Wladimir escolher o Assentamento Rio Aliança para realizar a construção da unidade de saúde.

“O Rio Aliança detinha a unidade mais precária de todo município. Na verdade, os atendimentos aconteciam em uma sala cedida pela própria comunidade que não ofertava privacidade no atendimento, não tinha condições de equipar para que os médicos pudessem fazer um bom trabalho. Era algo improvisado. O posto de saúde que oferecia a mínima condição de funcionamento ficava a cinco quilômetros da comunidade”, contou o vice-prefeito.

Wladir também é médico
Wladir também é médico | Foto: Divulgação/PSB Bahia

Para Wladimir, desde a inauguração da UBS em outubro, já é possível ver uma nova realidade no atendimento oferecido para a população. “Hoje dispomos de uma estrutura com três consultórios, dois banheiros, copa e recepção”.

O vice-prefeito observa sua atitude como uma forma de retribuição. “Meu processo formativo me ensinou que solidariedade não é compartilhar o que nos sobra, mas sim dividir o que temos. Não sei viver de forma diferente ao que são iguais a mim. Sempre estive convicto que só sou médico graças ao movimento dos Trabalhadores Sem Terra, assim, o mínimo que posso fazer é retribuir a confiança em mim depositada”, garantiu.

Além disso, Wladimir analisou a forma em que seu partido influência em suas próprias atitudes. “Até ser vice-prefeito, nunca havia pensado na política partidária. Quando coloquei meu nome para servir à população de Arataca, procurei um partido que dialogasse com meus ideais e processo formativo, no PSB encontrei isso. Encontrei um partido coerente e com valores socialistas que dialogam diretamente com o que sou. O Partido Socialista Brasileiro me respalda e inspira a continuar fazendo o que faço”. As informações são do site do PSB Bahia.

exclamção leia também