24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Deu ruim! - 16/04/2024, 14:11 - Vinicius Portugal

Vereadores são presos após realizar esquemas com o PCC

Operação já prendeu 14 suspeitos de fraudar licitações

Operação visa desmembrar esquema de licitações fraudulentas
Operação visa desmembrar esquema de licitações fraudulentas |  Foto: Divulgação/Gaeco

O Ministério Público de São Paulo deflagrou nesta terça-feira (16) a Operação Muditia. A ação visa prender um grupo suspeito de fraudar licitações em benefício da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

A operação conta com cerca de 200 policiais e já prendeu 14 pessoas, sendo que três deles são vereadores da cidade de Cubatão, Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel. São eles: Flavio Batista de Souza (Podemos-Ferraz de Vasconcelos), Ricardo Queixão (PSD-Cubatão) e Luiz Carlos Alves Dias (MDB-Santa Isabel). Um mandado de prisão segue em aberto.

A suspeita é de que o PCC influenciava a escolha dos vencedores das licitações, assim como determinava também como os valores recebidos seriam divididos. O esquema funcionava de algumas formas, como a de simular uma concorrência com empresas parceiras ou do mesmo grupo.

Os valores dos contratos suspeitos giram em torno dos 200 milhões de reais. O grupo atuava em cidades como São Paulo, Guarulhos, Sorocaba, Poá, Guarujá e Itatiba. A investigação também apura se houve corrupção por parte de agentes públicos.

exclamção leia também