
A vereadora Cris Monteiro (Novo), de São Paulo, foi acusada de racismo durante a votação para o reajuste salarial dos servidores municipais. A parlamentar resolveu provocar membros do sindicato que estavam protestando na galeria e enfatizou sua cor de pele durante discurso.
Leia Também:
“Quando vem uma mulher branca, bonita e rica falar aqui, vocês vaiam", disse a vereadora. Os manifestantes reagiram imediatamente, entoando o coro de “racista”.
Após a declaração, considerada indecorosa por muitos, Cris Monteiro continuou discutindo com os manifestantes e chegou a pedir a retirada de um dos membros do sindicato.
"Eles estão me enfrentando [...]. Eu escutei todos vocês calada. Enquanto vocês falavam, ninguém se manifestou. Agora, quando vem uma mulher branca aqui falar a verdade para vocês, ficam todos nervosos, porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda todos vocês", afirmou a parlamentar.
Após 20 minutos de interrupção na sessão, a vereadora retornou à tribuna e pediu desculpas pela confusão.
"Gostaria de lamentar profundamente as minhas falas. Não foi a minha intenção, como parlamentar. Lamento profundamente e espero que as pessoas que se sentiram ofendidas entendam que não foi a minha intenção ofender ninguém — nem na galeria, nem meus colegas parlamentares”, declarou.