30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Descaso! - 10/06/2024, 15:28 - Da Redação e Vinicius Portugal - Atualizado em 10/06/2024, 16:59

Vereador de Feira denuncia descaso com crianças em unidades de saúde

Parlamentar falou sobre a situação na Câmara

Crianças com essa doença necessitam de um tratamento especializado
Crianças com essa doença necessitam de um tratamento especializado |  Foto: Reprodução/Jornal Grande Bahia

O vereador Jhonathas Monteiro (PSOL) fez uma denúncia muito grave nesta segunda-feira (10) em um pronunciamento na Câmara de Vereadores. Segundo o edil, crianças com anemia falciforme [doença genética caracterizada por uma alteração na hemoglobina, muito comum na população negra] estão sendo vítimas de descaso em unidades de saúde de Feira de Santana.

O parlamentar afirmou que diversas crianças estão sofrendo com essa situação no Hospital Estadual da Criança (HEC), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) e em UPAs e Policlínicas do município. Ele destacou a falta de profissionais preparados para identificar a doença, a minimização da dor dos pacientes e a falta de prioridade para esses jovens, que deveria ser respeitada por lei.

Recentemente, um membro da diretoria da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFADFAL) faleceu, ligando o alerta para que a prefeitura tome atitudes e evite que mais pessoas morram vítimas dessa doença.

“Espero que, ao morrer uma outra pessoa, não se façam apenas lamentações, uma vez que, enquanto poder público, sabemos que isto pode ser evitado”, afirmou o vereador.

Jhonathas fez um pedido ao líder da prefeitura na Câmara, José Carneiro (União), para que converse com a atual gestão e demonstre maior sensibilidade no cuidado desse tema.

“Já tentei em três oportunidades marcar reuniões com a secretária Cristiane, e nada ocorreu. Inclusive, continuo aguardando um contato dela para tratar do descumprimento deste protocolo”, protestou.

Em nota enviada ao Portal Massa!, a Prefeitura de Feira de Santana garantiu que realiza o atendimento para mais de 650 pessoas com a doença, além de oferecer todo o acompanhamento especializado necessário.

Confira nota:

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), garante atendimento multidisciplinar a mais de 650 pacientes cadastrados no Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Anemia Falciforme. O Centro Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme é reconhecido por fornecer uma ampla diversidade de serviços especializados, incluindo consultas com clínico geral, hematologista, neurologista, nefrologista, ortopedista e exames de ultrassom.

Feira de Santana é um dos poucos municípios na Bahia que disponibiliza gratuitamente o exame Doppler Transcraniano para pessoas com anemia falciforme. Este exame é crucial para a prevenção de complicações neurológicas graves e, por isso, a unidade se tornou uma referência na região Norte e Nordeste do estado. Além dos atendimentos médicos especializados, o programa oferece acompanhamento multiprofissional, com serviços de nutrição, enfermagem, serviço social, fisioterapia e atendimentos psicológicos.

O Programa Municipal de Apoio à Pessoa com Doença Falciforme realiza, em média, 900 atendimentos mensais, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a saúde e bem-estar de seus cidadãos.

Leia mais:

"Obrigação do Estado dar condições", diz Rowenna Brito sobre educação

Sem voz? Oposição toma conta das pautas de segurança pública

exclamção leia também