22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Desrespeito - 06/09/2023, 09:35 - Anderson Orrico

Vereador baiano é punido após comparar primeira-dama com cadela

Danilo da Nova Itabuna fez a comparação durante pronunciamento na Câmara em 21 de junho deste ano

Vereador Danilo Nova Itabuna (União Brasil)
Vereador Danilo Nova Itabuna (União Brasil) |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Itabuna determinou nesta terça-feira (5), uma punição de 90 dias ao vereador Danilo Freitas (União Brasil), conhecido como Danilo da Nova Itabuna, após ter comparado a primeira-dama da cidade, Andrea Castro, a uma cadela.

Neste período definido pelo colegiado, o vereador está suspenso de se pronunciar durante as sessões no plenário até o dia 11 de dezembro deste ano. O Conselho classificou o comportamento do edil como "desrespeitoso e ofensivo". Danilo da Nova Itabuna também terá que escrever uma retratação pública que deve ser lida na Câmara e também publicada nas mídias sociais. As penalizações foram lidas pelo presidente da Casa, Erasmo Ávila (PSD).

A um blog local, o vereador pediu desculpas à primeira-dama e todas as mulheres da cidade. O parlamentar ainda comentou que "reconhece o seu erro", mas, afirmou que não vai se calar diante da punição.

"Quero pedir perdão a Dra. Andrea, quero pedir perdão a sua filha, que é uma criança, e quero pedir perdão a toda mulher itabunense. Reconheço que foi um erro e recebo a punição tranquilamente. Quero dizer pra Itabuna que errei, mas tenho consciência de que vou sair daqui sem ganhar nem um real e sem participar de esquema nenhum. O que eu garanto é uma coisa: calado eu não vou ficar", frisou o parlamentar.

Relembre caso

No último dia 21 de junho, o parlamentar comparou a primeira-dama com 'Lassie', uma cadela do filme lançado originalmente na década de 1940, após Andréa Castro desistir da candidatura de deputada estadual durante as eleições de 2022. As falas foram proferidas durante sessão ordinária.

"Mário [um outro político] colocou sua esposa para ser candidata estadual e levou a candidatura até o final. O Pitbull enraivado no meio do caminho pegou a 'Lassie' dele e colocou dentro de casa", disse.

Confira o vídeo:

exclamção leia também