A falta de sensibilidade do vereador Eúde Lucas (PDT-CE) durante seu discurso no plenário da Câmara Municipal de Jucás, no Ceará, chamou a atenção nesta quarta-feira (20). O parlamentar afirmou que o tratamento para o Transtorno do Espectro Autsita (TEA), também conhecido como autismo, é a "peia" ou "chibata".
“Pela declaração que os artistas, os autores, sei lá… Tá rodando. Eu digo que ‘eu era autista’, só que meu pai tirou o autismo na peia. Naquele tempo tirava o autismo era na chibata. Porque eu era um menino meio traquino”, disparou Eúde, que também é presidente da Casa.
Além disso, o vereador subestimou as mensagens de apoio à atriz Letícia Sabatella, que recentemente foi diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista.
Veja vídeo:
Entenda o Transtorno do Espectro Autista
O autismo, que afeta dois milhões de brasileiros indica alterações nas funções do cérebro, fazendo com que os portadores tenham problemas em determinados comportamentos, a depender do grau da doença. O indivíduo diagnosticado pode apresentar alterações na comunicação, na interação social e no comportamento.
Conforme o Ministério da Saúde, o acolhimento e maior dedicação fazem parte do tratamento a pessoas com o transtorno. "O cuidado à pessoa com TEA exige da família extensos e permanentes períodos de dedicação, provocando, em muitos casos, a diminuição das atividades de trabalho, lazer e até de negligência aos cuidados à saúde dos membros da família", destaca a pasta.