O Brasil elegeu governadores de 12 estados neste domingo (30). Em São Paulo, maior estado do país, Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou o favoritismo e derrotou o ex-minsitro Fernando Haddad (PT), por 55,30% a 44,70%.
Em Alagoas, o governador Paulo Dantas (MDB) foi reeleito ao derrotar Rodrigo Cunha (União) por 52,33% a 47,67%. Quem também conseguiu ser reeleito no Nordeste foi João Azevêdo (PSB), na Paraíba, que venceu Pedro Cunha Lima (PSDB). Disputa mais aguardada da região, Raquel Lyra (PSDB) venceu Marília Arraes (SD) e se tornou a primeira mulher governadora de Pernambuco, o que encerra a hegemonia histórica do PSB no estado. Ainda no Nordeste, Fábio (PSD) ganhou de Rogério Carvalho (PT) e se tornou governador de Sergipe.
No Amazonas, Wilson Lima (União) foi reeleito governador ao derrotar o senador Eduardo Braga (MDB) no segundo turno. No Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) venceu o 'azarão' Capitão Contar (PRTB) e se tornou governador. Em uma disputa com dois candidatos bolsonaristas, Coronel Marcos Rocha (União) venceu Marcos Rogério (PL) em Rondônia e se sagrou governador pelos próximos quatro anos. No Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) garantiu a reeleição ao derrotar Manato (PL).
O senador Jorginho Melo (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), venceu com larga vantagem o adversário Décio Lima (PT), por 70,69% a 29,31%. A disputa mais aguardada da região sul, no Rio Grande do Su, terminou com a 'reeleição' de Eduardo Leite (PSDB). No segundo turno contra o ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), o ex-governador, que renunciou em março, volta ao poder com uma vitória de 57,12% a 42,88%.