27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Situação delicada! - 22/04/2024, 16:11 - Vinicius Portugal

Veja: Deputado bolsonarista pula muro e invade hospital em Barreiras

Sesab emitiu nota repudiando atitude do parlamentar

Deputado foi flagrado pulando o muro do hospital
Deputado foi flagrado pulando o muro do hospital |  Foto: Foto: Divulgação

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) foi flagrado pulando o muro do Hospital do Oeste, em Barreiras, nesta segunda-feira (22). Um vídeo gravado por funcionários mostra o momento em que o parlamentar escala o muro para entrar no recinto.

Em comunicado enviado à imprensa, Leandro afirma que foi até o local para fiscalizar uma denúncia de que a unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Barreiras não estaria em funcionamento. Ao chegar no hospital, o deputado teria sido barrado por seguranças, aguardando por três horas até pular o muro.

"Chegamos ao local, nos apresentamos como parlamentar, solicitamos o acesso à gestão da Unacon, e nos foi negado. A partir da negativa, acionamos a Polícia Militar para que o nosso direito de fiscalização fosse protegido. No entanto, mesmo com a polícia, os responsáveis pelo equipamento público continuaram negando acesso, afirmando que precisam de autorização da Sesab para que eu pudesse adentrar à Unidade", disse Leandro em nota.

O deputado afirmou que acionará o Ministério Público (MP) para adotar as medidas cabíveis sobre a falta de funcionamento e também na proibição de sua entrada no hospital.

A Sesab também emitiu uma nota, dizendo entender a função do parlamentar em fiscalizar, mas lamentando a ação que foi feita pelo deputado, garantindo que medidas foram tomadas para “estabelecer a segurança e o bom funcionamento das instituições públicas”.

Confira a nota na íntegra:

A direção do Hospital Oeste e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lamentam profundamente o comportamento do deputado estadual do Partido Liberal (PL), Leandro de Jesus, que invadiu as dependências do Hospital do Oeste, em Barreiras, nesta segunda-feira (22), sob a alegação de cumprir seu papel de fiscalização.

Embora seja relevante que os parlamentares realizem sua função de legislar e fiscalizar, é essencial que isso ocorra dentro das normas e regulamentações estabelecidas para garantir a segurança e o bom funcionamento das instituições públicas. Hospitais têm políticas claras de acesso para proteger pacientes, funcionários e visitantes.

O deputado foi orientado pela direção da unidade sobre as diretrizes sanitárias e regras de acesso a instituições de saúde. Contudo, o parlamentar pulou o muro que dá acesso ao serviço de radioterapia, que será implantado, a fim de adentrar nas dependências da unidade, já que são comunicantes. A segurança do hospital conseguiu impedir o acesso ao interior da unidade. Por mês, a unidade realiza cerca de 30 mil atendimentos, considerando consultas, internações, cirurgias e serviço de apoio diagnóstico terapêutico.

Toda unidade hospitalar possui diversas regras, dentre elas:

- Horários de visita pré-estabelecidos para não perturbar o repouso dos pacientes.

- Identificação para acesso controlado às áreas do hospital.

- Medidas de segurança para manter a ordem e prevenir incidentes.

- Políticas de acompanhantes para regular o número de pessoas em áreas críticas, tais como centro cirúrgico, UTIs e oncologia.

- Controles de infecção para evitar a propagação de doenças.

- Restrições em áreas específicas para proteger pacientes e profissionais.

Essas regras existem para manter um ambiente seguro e propício ao cuidado dos pacientes. A conduta do deputado Leandro de Jesus, ao tentar invadir o hospital sem seguir os procedimentos adequados, é inaceitável e coloca em risco a segurança e o bem-estar de todos no hospital. Reforçamos nosso compromisso com a segurança para garantir que episódios como esse não se repitam.

exclamção leia também