24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Queimando dinheiro - 28/11/2022, 23:33 - Da Redação

Vai pra guerra? Bolsonaro manda comprar 98 blindados com canhões

Veículo militar Centauro II é produzido pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melara

Veículo blindado Centauro II
Veículo blindado Centauro II |  Foto: FoDivulgação / Iveco-Oto Melara (CIO)

A poucos dias do fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL), o governo federal anunciou a compra de 98 blindados com canhões para o Exército a um custo de 900 milhões de euros (R$ 5,07 bilhões). O contrato está programado para ser assinado em 5 de dezembro.

O vencedor da licitação internacional autorizada pela gestão do atual presidente foi o Centauro II, produzido pelo consórcio italiano Iveco-Oto Melara. Trata-se de um blindado com armamento antitanque. O equipamento tem tração nas oito rodas e um canhão calibre de 120 mm.

O extrato da licitação foi publicado nesta segunda-feira, 28, no Diário Oficial da União. A lista foi elaborada pela Diretoria de Material do Comando Logístico do Exército. A empresa escolhida será convidada para cerimônia no Quartel General do Exército, em Brasília, para celebrar o contrato.

Imoralidade

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reagiu à notícia da compra. A dirigente petista chamou a compra de “imoralidade” devido à situação das contas públicas e disse que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai estudar o que pode ser feito quanto a compra, a partir de janeiro.

exclamção leia também