O deputado estadual Diego Castro (PL), ‘tacou o pau’, em entrevista ao Portal Massa!, no indulto de Natal que será concedido pelo presidente Lula (PT) em dezembro. O benefício, previsto na Constituição Federal, permite a extinção total ou parcial das penas de certos presos. Ação tem como objetivo diminuir a superlotação carcerária.
Segundo o parlamentar, o governo Lula está preocupado em “passar a mão” em criminosos. Diego também mencionou as pessoas presas pelo ataque à sede dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e o caso do soldado Corrêa, que ficou preso por 30 dias após declarações polêmicas em podcasts.
“O indulto é um ultraje ao cidadão de bem brasileiro. Isso mostra com quem o governo está comprometido: em passar a mão na cabeça de verdadeiros criminosos, verdadeiras escórias da sociedade”, declarou o parlamentar.
Leia mais:
“Sentimento de impunidade”, dispara deputado baiano sobre indulto de Natal
Deputados baianos assinam PEC pelo fim da escala 6x1; saiba quais
“Enquanto isso, temos senhoras que portavam a Bíblia debaixo do braço presas, policiais presos por crime de opinião, enquanto criminosos da mais alta periculosidade — estupradores, assassinos, traficantes de drogas, líderes de facções — com certeza serão beneficiados com a medida do presidente da República”, acrescentou Diego.
Os critérios para o indulto de Natal ainda serão definidos. No ano passado, por exemplo, foram beneficiadas mulheres condenadas por crimes praticados sem violência ou grave ameaça, portadoras de deficiência, e presos com idade avançada.