26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Onda conservadora - 14/08/2023, 08:55 - Vinicius Rebouças

Ultradireitista vence primárias presidenciais na Argentina

Javier Milei surpreende, puxa 30,4% dos votos e vira favorito para eleições

Javier Milei deixou favorita da direita moderada e ministro da Economia comendo poeira
Javier Milei deixou favorita da direita moderada e ministro da Economia comendo poeira |  Foto: Alejandro Pagni/AFP

Surgido como terceira via, o candidato de ultradireitista Javier Milei surpreendeu o universo político da Argentina neste domingo (13). Com 30,4% dos votos, se tornou o grande vencedor das PASO, as Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias, que são um termômetro para a disputa presidencial do país – marcada para outubro deste ano.

Além de liderar o voto por chapas, Milei foi o candidato mais votado, com 7 milhões de votos. O economista deixou para trás, com cerca de 5 milhões de votos, o todo-poderoso ministro da Economia Sérgio Massa, candidato apoiado pelo presidente argentino, Alberto Fernández, e pela vice, Cristina Kirchner. As informações são do jornal Estadão.

Apesar do segundo lugar de Massa, a coalizão governista ficou em terceiro lugar no voto por chapas, no pior resultado do peronismo em 12 anos de eleições primárias. Desde que o pleito foi implementado, em 2011, as alianças peronistas sempre acumularam as maiores porcentagens de votos.

Patricia Bullrich, candidata da centro-direita e esperança dos conservadores tradicionais argentinos para derrotar a esquerda, foi a terceira candidata mais votada, com 4 milhões de votos. Na disputa pela vaga interna do Juntos por el Cambio, a candidata linha-dura garante uma vaga no primeiro turno de outubro, registrando 17% contra 10,7% de Horacio Larreta, prefeito de Buenos Aires.

exclamção leia também