30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Buzu garantido pra galera - 26/10/2022, 08:55 - Da Redação

TSE autoriza criação de linhas especiais para votação no 2° turno

Decisão visa garantir o direito do voto

Vai ter ônibus pra geral nas eleições
Vai ter ônibus pra geral nas eleições |  Foto: Semob

De forma unânime, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou que gestores públicos criem linhas especiais para garantir o transporte dos eleitores no segundo turno das eleições, no próximo domingo (30).

A medida, que foi aprovada na última terça-feira (25), pode ser adotada inclusive nas áreas de difícil acesso. Sendo assim, os gestores públicos que investirem recursos para garantir o transporte de eleitores não poderão ser enquadrados em violação da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O TSE estabeleceu ainda que o poder público tem autonomia para fechar acordos com a Justiça Eleitoral para oferecer o transporte, sem nenhuma distinção entre eleitores e sem a veiculação de propaganda. Assim, devem ser usados veículos públicos disponíveis ou veículos adaptados para o transporte coletivo, como ônibus escolares.

Alexandre de Moraes, presidente do TSE, afirmou que a medida tem como objetivo garantir o pleno exercício da democracia. “Um dos direitos mais importante para o mais importante direito político é o transporte”, disse.

exclamção leia também