26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

VEM AÍ - 30/01/2026, 06:51 - Anderson Ramos / Portal A TARDE - Atualizado em 30/01/2026, 07:22

Teleférico do Subúrbio: primeira etapa das obras começará em breve

Prefeitura deve iniciar processo de alerta para processo de desapropriação de moradores

Projeto do teleférico apresentado pela prefeitura
Projeto do teleférico apresentado pela prefeitura |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador

Em estágio avançado, o projeto do Teleférico do Subúrbio de Salvador pode começar a sair do papel já no mês que vem. Ao Portal A TARDE, o secretário Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Luiz Carlos, informou que nos próximos dias terá início o processo de contratação de uma empresa de comunicação para avisar à população sobre as desapropriações necessárias para o andamento da obra.

“O que antecede o início da obra é a Comunicação Social. Estamos lançando a licitação nestes próximos dias para contratação de uma empresa de comunicação para conversar e fazer toda a mobilização das pessoas que estão na poligonal e vão ser reassentadas e indenizadas. Isso antecede o início da obra”, disse.

Luiz Carlos explicou que o projeto está em fase final e após a conclusão dessa etapa, será feita a licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pela obra. Ainda de acordo com o secretário, só depois da assinatura do contrato será possível estabelecer um cronograma e o prazo do término.

Leia Também:

Nesta quinta-feira (29), o prefeito Bruno Reis (União Brasil) falou sobre a importância do projeto para a mobilidade da capital baiana e estimou o início da obra para o 2º semestre de 2026.

“Se tivermos o teleférico funcionando com o VLT, com o metrô, com o BRT, com o BRS, com o STEC, todos integrados, a gente vai ter um dos sistemas de transporte mais modernos do mundo, com mais qualidade, segurança, conforto e ganho de tempo para as pessoas”, disse Bruno à rádio Metrópole.

Empréstimo e detalhes

Em março de 205, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, autorizou a operação de crédito da Corporação Andina de Fomento (CAF) e a prefeitura de Salvador no valor de US$ 125 milhões (R$ 728.275 milhões na cotação da época) que será destinado para a construção do Teleférico de Salvador.

O novo meio de transporte é uma das grandes promessas de mobilidade da Prefeitura de Salvador. O modal também deve reduzir em mais de 1h, o deslocamento dos passageiros a pontos estratégicos da cidade. Com 4,3 km de extensão, o novo transporte terá 27 torres e quatro estações, são elas:

Estação Campinas de Pirajá;
Estação Pirajá;
Estação Mané Dendê;
Estação Praia Grande.

Bairros beneficiados

Ao menos seis bairros da capital baiana, localizados no Subúrbio Ferroviário, serão beneficiados com a novidade, são eles:

Praia Grande;
Rio Sena;
Ilha amarela;
Alto da Terezinha;
Pirajá;
Campinas de Pirajá.

exclamção leia também