28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Com moral! - 09/05/2025, 16:45 - Da Redação

Tássio Brito consolida candidatura à presidência do PT Bahia

Jaques Vagner e diversas correntes internas do partido apoiam o secretário de Finanças

Ato de inscrição da candidatura de Tássio Brito
Ato de inscrição da candidatura de Tássio Brito |  Foto: Divulgação

O ato da inscrição do atual secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Tássio Brito, para concorrer ao cargo de presidente da legenda no estado reuniu, nesta sexta-feira (9), a maioria das correntes do PT - Movimento PT, Resistência Socialista, Tribo, Quilombo Socialista, EPS, Avante e Renova CNB - e lideranças da legenda, como o presidente Éden Valadares, a deputada Maria Del Carmen e o ex-prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro. Após o apoio público do senador Jaques Wagner, o nome de Tássio ganhou ainda mais força depois que cinco candidatos retiraram suas candidaturas em prol da do secretário de Finanças.

Leia Também:

“Tenho total consciência e convicção do papel que vocês estão, com tanta confiança, ofertando para que eu ocupe nesse momento. Não é um papel qualquer, é o papel de dirigir o partido que carrega os sonhos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, disse Tássio, ao agradecer a todas as correntes, lideranças e parlamentares que se uniram em torno do seu nome e ao senador Jaques Wagner pela confiança depositada na sua capacidade de ser o presidente do PT Bahia e também de ser o principal entusiasta do processo de renovação da legenda.

“Quero falar do orgulho e da responsabilidade que tenho quando vejo o senador Jaques Wagner dizer para o conjunto da militância petista que ele identifica que tenho capacidade para conduzir o processo de dirigir o partido. Wagner é a maior liderança que o PT produziu na Bahia, uma referência de construção política para nós. E essa capacidade e responsabilidade que ele tem com o partido é algo que alimenta muito a nossa alma. A convicção que ele tem que este partido não é de uma geração, é o partido de uma classe, da classe trabalhadora. E a classe trabalhadora não se encerra em uma geração. E o nosso objetivo é organizar e construir as lutas e sonhos do nosso povo”, acrescentou o secretário de Finanças.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, enfatizou que toda a direção vai trabalhar para fazer o PED mais amplo e mobilizado da legenda. “Com mais participação da base, mais democrático e mais transparente da história do PT para mostrar a vitalidade e a força do partido. Que partido consegue mobilizar quase 400 cidades em toda a Bahia, e chamar sua base, seus filiados, militantes, para participar livremente em decidir os rumos do partido, elegendo suas gerações municipais, estaduais e nacionais? Então, é um partido muito vivo, muito forte, graças a essa nossa militância. Então, muito orgulho do PT, esperamos trabalhar muito para fazer desse, insisto, o maior e melhor PED da história do partido”.

Secretário de Organização do PT, Osmar Galdino (Jojó) destacou a capacidade da candidatura de Tássio em unificar a maioria das correntes de pensamento da legenda e realçou que o próximo presidente encontrará um partido com uma gestão compartilhada e marcada pelo diálogo, como resultado da condução de Éden. “Sei que a nova gestão vai pegar um partido mais arejado e esperamos que até o dia 6 de julho continue com esse mesmo clima de debates e entendimentos. Ter candidaturas de oposição é importante, muito importante para o debate e para quem está na gestão não ficar acomodado e melhorar a qualidade do PT”.

O chefe de Gabinete do senador Jaques Wagner, Lucas Reis, declarou, durante o ato, o papel fundamental do secretário de Finanças para garantir a campanha vitoriosa de Jerônimo Rodrigues.

“Tássio tratou tudo com muito diálogo, alinhamento e quero dar esse testemunho do quanto ele foi muito razoável, competente e cumpridor de tudo que combinamos e precisávamos combinar para eleição do governador Jerônimo. Portanto, nós da Renova CNB não temos dúvida do apoio à sua candidatura e do quanto vamos contribuir com a sua gestão”, disse, ao acrescentar: “Tássio, temos muita convicção de que você é a continuidade da nossa tese, hoje majoritária no PT, de que nós precisamos renovar. E renovar não significa excluir ninguém, nós só queremos participar também. Nós queremos ter a convivência harmônica e pacífica entre as gerações”.

exclamção leia também