31º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Vai pagar, viu - 27/11/2023, 21:59 - Da Redação

STF mantém multa do TSE a Bolsonaro por reunião com embaixadores

A ação foi apresentada pelo ex-presidente e pelo Partido Liberal (PL)

Segundo a corte eleitoral, Bolsonaro divulgou fatos “sabidamente inverídicos e descontextualizados”
Segundo a corte eleitoral, Bolsonaro divulgou fatos “sabidamente inverídicos e descontextualizados” |  Foto: Isac Nóbrega/PR

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a condenação a Bolsonaro ao pagamento de uma multa de R$ 20 mil por propaganda eleitoral irregular antecipada nas eleições de 2022.

Em julho de 2022, o caso se refere à reunião realizada pelo ex-presidente no Palácio da Alvorada, para falar com embaixadores sobre o sistema eleitoral brasileiro. A ação foi apresentada pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro e pelo Partido Liberal (PL) contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No recurso, o ex-presidente e o partido alegaram que o caso não deveria ter sido analisado pela Justiça Eleitoral, pois o discurso apenas demonstrava dúvidas e inquietações sobre o sistema eletrônico de votação e estaria no âmbito do exercício regular da liberdade de expressão e das prerrogativas do então chefe de Estado. Afirmaram, ainda, que a conduta não seria relevante.

Segundo a corte eleitoral, Bolsonaro divulgou fatos “sabidamente inverídicos e descontextualizados” sobre o processo de votação e apuração de votos.

exclamção leia também