Nessa quinta-feira (27), o Supremo Tribunal Federal (STF) reuniu a maioria dos votos necessários para tornar réus mais 200 denunciados por incitação e execução dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e destruíram as sedes dos três Poderes.
Através do plenário virtual, os ministros julgam as acusações feitas pela Procuradoria Geral da República contra os investigados. Os casos estão sendo analisados de forma. Os ministros votam analisando os elementos contra cada denunciado. Os votos podem ser dados até o dia 2 de maio.
Pontos julgados
100 denúncias no inquérito que investiga aqueles que executaram os atos golpistas. Neste caso, são julgados crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e deterioração de patrimônio tombado.
100 denúncias são relacionadas aos autores intelectuais e pessoas que incitaram o vandalismo. Esses denunciados podem responder por incitação ao crime e associação criminosa.
Se as denúncias forem acolhidas, os investigados viram réus, e o processo seguirá com a fase de coleta de provas, com depoimentos das testemunhas de defesa e acusação e interrogatórios dos réus. Depois disso o STF julga se eles serão condenados ou absolvidos.