28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

decisão - 10/02/2025, 17:57 - Da Redação

STF determina afastamento de Adolfo Menezes da presidência da Alba

Presidente foi reeleito na última semana

Adolfo está no terceiro mandato como presidente da Alba
Adolfo está no terceiro mandato como presidente da Alba |  Foto: Lula Bonfim | Ag. A TARDE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determinou, nesta segunda-feira (10), o afastamento imediato do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), reeleito para o terceiro mandato no posto, na última semana.

Leia mais:

Bolsonaro já usou Ficha Limpa para derrubar candidatura de Lula

“O PSDB está satisfeito”, diz Muniz sobre secretariado

A decisão é fruto de uma ação do deputado estadual Hilton Coelho (Psol), candidato derrotado à presidência da Casa, em pleito que ocorreu no dia 3 de fevereiro. No documento que o Grupo A TARDE teve acesso, o magistrado cita a 'controvérsia' no processo que culminou na reeleição do atual presidente.

Trecho da decisão do ministro Gilmar Mendes
Trecho da decisão do ministro Gilmar Mendes | Foto: Reprodução

"Ante o exposto, reservando-me o direito a exame mais detido da controvérsia por ocasião de mérito, presentes os pressupostos de periculum in mora e fumus boni iuris, defiro parcialmente o pedido liminar para determinar o imediato afastamento de Adolfo Menezes da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, até o julgamento final da presente reclamação", diz trecho da decisão.

Adolfo terá até dez dias para apresentar um recurso contestando a decisão. "Requisitem-se informações à autoridade reclamada no prazo de 10 dias (art. 989, I, CPC); em seguida, cite-se a parte beneficiária para, querendo, apresentar contestação (art. 989, III, CPC)", diz outro trecho do documento.

Adolfo foi reconduzido ao posto com 61 votos dos 62 deputados presentes. A reeleição do deputado, entretanto, esbarra no entendimento do STF de que presidentes de casas legislativas não podem concorrer a um novo mandato dentro da mesma legislatura.

Para garantir que não perderá, ao menos de imediato, o comando da Alba, o PSD indicou a deputada Ivana Bastos como 1ª vice da Mesa Diretora da chapa eleita.

exclamção leia também