26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Não vai não - 27/02/2024, 09:13 - Da Redação - Atualizado em 27/02/2024, 09:34

STF defere pedido para arquivar apuração de omissão no 8 de janeiro

Governador Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, havia solicitado ao Supremo

Ibaneis Rocha, governador do DF
Ibaneis Rocha, governador do DF |  Foto: Reprodução/TV Globo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recusou a solicitação de arquivamento da apuração de omissão do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre uma possível omissão dele na invasão ao prédio dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro.

Moraes afirma que não cabe ao governador "pretender pautar a atividade investigativa”, visto que ele é o alvo das investigações. O ministro do STF diz que as apurações estão ainda andamento e que não é possível arquivar o inquérito.

O pedido de arquivamento enviado por Ibaneis reforça uma solicitação anterior, ainda de agosto do ano passado, que não tinha recebido resposta do STF. No entanto, o Supremo proferiu este novo pedido na sexta-feira (23).

Quando pediu o arquivamento do inquérito pela primeira vez, a defesa do governador alegou que as provas colhidas nas investigações não comprovam que ele teria sido omisso com os Atos Antidemocráticos.

Afastamento de Ibaneis Rocha

Em janeiro de 2023, Alexandre de Moraes afastou Ibaneis Rocha do cargo de governador para apurar a possibilidade de omissão nos Atos Antidemocráticos. Inicialmente, a decisão era de que ele ficasse fora por até 90 dias, mas o governador do Distrito Federal retornou ao cargo antes do período estabelecido.

À época, o ministro do STF declarou que os relatórios da Polícia Judiciária não traziam indícios de que ele estaria prejudicando os trabalhos investigativos sobre a invasão.

exclamção leia também