Uma das principais lideranças indígenas do país, Sônia Guajajara (Psol) tomou posse do Ministério dos Povos Originários, na tarde desta quarta-feira (11), em Brasília.
No discurso, Sônia, que foi eleita deputada federal em outubro do último ano, afirmou que a criação do ministério é a garantia de que o estado brasileiro pensa nos problemas urgentes, como a crise climática, além de reconhecer a necessidade de uma reparação histórica.
"Estamos diante de uma crise humanitária. Por isso, a criação do Ministério dos Povos Indígenas sinaliza para o mundo, o compromisso do Estado brasileiro com a emergência e justiça climática, além de inclusão, reconhecimento e início da reparação histórica, da invisibilidade e da negação de direitos", discursou.
"Estamos nas cidades, nas aldeias, nas florestas, exercendo os mais diversos ofícios que vocês puderem imaginar. Vivemos no mesmo tempo e espaço que qualquer um de vocês, somos contemporâneos deste presente e vamos construir o Brasil do futuro, porque o futuro do planeta é ancestral", afirmou a ministra.