29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Aquele grupinho - 01/09/2023, 22:20 - Gabriela Araújo

Sem Trindade no páreo, conselho político se reúne neste sábado

Condutor do processo, governador Jerônimo Rodrigues convocou todos os partidos da base para o encontro

Condutor do processo, governador Jerônimo Rodrigues convocou todos os partidos da base para o encontro
Condutor do processo, governador Jerônimo Rodrigues convocou todos os partidos da base para o encontro |  Foto: Joá Souza / GOVBA

O xadrez político em volta dos potenciais nomes que podem representar a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2024 começa a ser afunilado neste sábado (2), quando acontece a primeira reunião do conselho político.

Jerônimo, que já vinha se encontrando com a sua base aliada ao longo da semana, convidou todos os partidos que formam o arco de aliança do seu governo, para se juntar no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), localizado no CAB, a partir das 8h30, a fim de definir as tratativas para eleições municipais. O senador Jaques Wagner (PT), considerado guru político do chefe do Executivo estadual, também vai marcar presença neste encontro.

Na oportunidade, a cidade de Salvador entra no radar das discussões dos membros do conselho político. Nesta sexta-feira, 1º, a capital baiana perdeu um postulante para vaga, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), José Trindade (PSB). Devido a um procedimento médico, o ex-vereador decidiu retirar a sua candidatura do pleito eleitoral.

"O médico da equipe pediu que eu me preservasse, principalmente nesses seis primeiros meses. Então, eu só poderia começar a fazer uma campanha mais intensa em meados do ano que vem", disse Trindade ao Grupo A TARDE.

A presidente estadual do PSB, Lídice da Mata, cotada como pretensa candidata ao pleito em Salvador, lamentou a saída do correligionário da disputa. "É um grande gestor, tem servido muito ao governo e ajudaria a fazer o debate político que nos interessa", avaliou em conversa com o portal.

Com a desistência de Trindade, considerado candidato do ministro Rui Costa, as apostas dos integrantes da base governistas giram em torno do deputado estadual Robinson Almeida, pré-candidato do PT, e do vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), que estará na reunião do conselho.

Também fazem parte do leque dos nomes eleitorais: a pré-candidata do PCdoB, Olívia Santana, que perdeu força nas últimas semanas; o vereador Silvio Humberto (PSB), que o partido deve entrar em consenso para escolha de um candidato. Questionada sobre o assunto, a chefe socialista na Bahia afirmou que a sigla está "interessada em debater Salvador como um projeto" antes de chegar a uma decisão eleitoral.

exclamção leia também