27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

MP sob novo comando - 01/03/2024, 20:39 - Eduado Dias

Segurança e sustentabilidade norteiam mandato de novo PGJ

Promotor de Justiça Pedro Maia foi empossado como novo Procurador-geral de Justiça nesta sexta-feira, 1º

Solenidade de posse do promotor de Justiça Pedro Maia no cargo de procurador-geral de Justiça
Solenidade de posse do promotor de Justiça Pedro Maia no cargo de procurador-geral de Justiça |  Foto: Raphael Muller | Ag. A TARDE

Políticos de diferentes campos partidários, membros de órgãos estaduais, municipais e federal marcaram presença nesta sexta-feira (1), na posse do novo Procurador-geral de Justiça da Bahia, o promotor Pedro Maia, que assume o cargo deixado pela promotora Norma Cavalcanti do comando do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A solenidade de posse ocorreu no Auditório Afonso Garcia Tinoco, na sede do órgão.

A mesa foi composta pelo governador Jerônimo Rodrigues, os senadores baianos Ângelo Coronel, Jaques Wagner e Otto Alencar, a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina, prefeito Bruno Reis e demais membros do judiciário baiano e brasileiro, além de outras figuras do mundo político baiano.

O agora empossado procurador-geral Pedro Maia afirmou que sua gestão à frente do MP-BA terá três eixos principais de atuação: Segurança Pública, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade. Maia pontuou em seu discurso de posse que atuará em parceria com o Estado e forças policiais no combate ao crime organizado na Bahia.

“Um dia mais que especial, ao lado de tantas pessoas queridas. Sinto-me horário em representar uma instituição tão respeitada em nosso estado. Reafirmo o meu comprometimento com a prestação de serviço com os interesses dos baianos. Dedicarei todo meu empenho em defender todas essas pautas citadas. Agradeço à minha eterna procuradora-geral Norma Cavalcanti, minha inconteste líder do Ministério Público baiano. Essa gestão que se inicia será marcada por três importantes eixos: segurança pública, desenvolvimento humano e sustentabilidade. A segurança pública é um tema que estará na minha mesa todos os dias e terá importância prioritária. O MP fará enfoque estratégico n o enfrentamento ao crime organizado, em parceria com as forças policiais”.

O governador Jerônimo Rodrigues parabenizou o novo PGJ, destacou o motivo de sua escolha e reforçou a importância do trabalho feito por Norma à frente da entidade.

“Uma data de esperança. Uma responsabilidade cada vez maior de oxigenar cada vez mais o Ministério Público, tenho certeza que Pedro e sua equipe montada cuidará disso. Meu mais enfático desejo de boa sorte ao senhor nessa nova atribuição e meu compromisso de relação republicana e harmoniosa. Norma tem uma capacidade de articulação decisiva não só pra o MP baiano, mas no Conselho Nacional de Procuradores. Desejo sorte e sucesso em suas atribuições novas. Concluamos uma grande consertação para enfrentar grandes questões de dificuldades na Bahia, como a insegurança alimentar, que já estamos enfrentando junto ao governo Lula. Lançaremos o pacto Bahia pela paz e contamos com o apoio do Mp. São questões que precisam ser debatidas conjuntamente. É uma grande honra testemunhar a passagem de cargo deste importante órgão. O ministério público tem em mim um grande parceiro. Com respeito conseguiremos encontrar as soluções necessárias pra os problemas de nosso estado”, declarou o governador.

Norma, por sua vez, classificou em seu discurso sua passagem pela PGJ como uma conquista superada. Ela destacou ainda as parcerias republicanas com os demais órgãos do Estado e disse que entrega o MP pacificado e pronto para avançar cada vez mais.

“Sou uma mulher de fé. Se for preciso, começaria tudo outra vez. A fé que nunca me abandonou me daria forças para seguir sempre em frente. Um sonho acalentado em conjunto no momento estado como tinha que ser hoje, quatro anos depois contemplo cada conquista superada. Entrego o Ministério Público da Bahia pacificado, altivo estando pronto pra avançar pois estamos 100% digital e transparente. A gratidão não é apenas a maior virtude, mas a mãe de todas as outras”, disse Norma.

exclamção leia também