O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Carlos Souto Filho, esteve na sede do Grupo A TARDE, no Caminho das Árvores, na manhã desta quarta-feira (10). Durante a visita, o titular da Seap falou sobre os avanços da sua gestão na pasta e o trabalho de reinserção dos detentos na sociedade.
José Carlos Souto foi recebido pelo presidente do Grupo A TARDE, João Mello Leitão, e pelo diretor de Relações Institucionais, Luciano Neves.
Leia mais: Contas de luz e água terão devolução de 100% dos impostos para mais pobres
Leia mais: PDT 'bate o martelo' e apoia Elmar para presidência da Câmara
"O que a gente está fazendo, por determinação do governador Jerônimo Rodrigues, é a profissionalização da Seap. Por conta da criação da Polícia Penal, ele determinou que a maioria, sempre que possível, os diretores das unidades prisionais fossem policiais penais. Isso está fazendo toda a diferença dentro do sistema, porque quem entende do presídio, da cadeia, é o policial penal, que foi capacitado para isso [...] Essa profissionalização das unidades profissionais, do corpo técnico", disse em entrevista logo após a visita.
"Eu sou servidor do Estado de carreira, não sou filiado a partido político, e ele me colocou lá. Isso está fazendo a diferença na condução do sistema, e está trazendo avanços significativos sob a liderança do governador, e o nosso foco são os projetos de ressocialização. Temos parcerias com o Tribunal de Justiça, com o Ministério Público, estamos fazendo em Barreiras uma grande horta comunitária, que vamos transformar o presídio de Barreiras em uma unidade voltada ao agronegócio, até porque não tem facção em Barreiras, os crimes são homicídios simples [...] Aqui em Salvador, vamos fazer uma parceria com a Setre de capacitação desses regressos do sistema, dar oportunidade para eles. Em relação a Feira, a gente está solicitando o apoio operacional da Força Penal Nacional, que é composta por policiais penais de todo o Brasil", completou o secretário.