Uma cidade que encontre um novo modelo de arrecadação e que garanta serviço público de qualidade para a população. Essa é a Salvador pensada pelo deputado estadual Robinson Almeida, pré-candidato do PT à prefeitura da capital baiana em 2024. Em papo exclusivo com o Portal MASSA!, no seu gabinete na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o petista listou os problemas atuais dos soteropolitanos.
Salvador tem que arrecadar de uma forma adequada e tem que prestar serviços públicos de qualidade para a nossa população
Entre os 'B.Os' citados pelo pré-candidato, estão os impostos e a carência de seviços públicos essenciais nos bairros da 'Roma Negra', como creches e atendimento médico básico. Debruçado em um material de estudos sobre as complexidades da cidade, Robinson Almeida ainda explicou o processo de mudança estrutural de Salvador nas últimas décadas.
"Em Salvador foi montada uma máquina de arrecadação. Além dos altos impostos, uma indústria de multa na cidade, taxação dos estacionamentos, do setor produtivo. Isso fez com que o PIB caísse da 15ª para a 39ª posição entre as cidades brasileiras e, por outro lado, não presta serviços públicos de qualidade", iniciou o parlamentar, que continuou.
"Salvador tem uma mudança estrutural no seu desenvolvimento econômico ao longo das últimas três décadas, e serviços privados saíram do grande Centro Histórico e se espalharam pelos bairros de Salvador. Você chega em qualquer bairro da nossa cidade e vai encontrar o que eram antigas casas comerciais transformadas em comércios nas avenidas principais, com padaria, mercado, clínica, ótica, laboratório. Mas você não encontra os serviços públicos da Prefeitura", criticou o pré-candidato petista.
"Faltam postos, médicos, enfermeiros, agentes comunitários. Não tem pré-escola estruturada, não tem creche pública nos bairros. As mães e os pais não têm onde deixar os filhos, as suas crianças, e o sistema de transporte entrou em colapso. Agora mesmo, nós assistimos a elevação da tarifa do transporte, colocando Salvador entre as maiores tarifas do Brasil, e o serviço na ponta é prestado sem qualidade. Ônibus velho, sem ar-condicionado, e um número de linhas reduzidas. A população fica isolada nos bairros, sem ter acesso à macromobilidade e às estações de metrô, com um tempo de espera muito grande. Salvador tem que arrecadar de uma forma adequada e tem que prestar serviços públicos de qualidade para a nossa população", completou ao ser questionado sobre como seria uma eventual gestão do PT na cidade.
Candidato de Lula e Jerônimo
"Se a mim for dada essa tarefa, creio que irei reprentar o projeto do presidente Lula e do governador Jerônimo". Foi assim que respondeu o deputado ao comentar sobre sua pré-candidatura ao Palácio Thomé de Souza. Apesar das propostas e estudos sobre a capital, Robinson ainda precisa do 'sinal verde', ou melhor, vermelho, do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do grupo político.
Se a mim for dada essa tarefa, creio que irei representar o projeto do presidente Lula, do governador Jerônimo, no Brasil e na Bahia, para a disputa em Salvador
Atualmente, a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, conta com os nomes de Robinson e da também deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). O parlamentar agredeceu ao PT pela indicação da sua pré-candidatura, disse estar no aguardo da decisão do bloco, e defendeu que Salvador retome para a 'Série A' das cidades do Norte-Nordeste.
"Agradeço muito a confiança do PT de Salvador, do PT estadual e nacional de indicar o meu nome para ser avaliado pelo conjunto dos partidos da base e pelo governador Jerônimo Rodrigues. Nós formamos um grupo amplo, uma base representativa, e é muito legítimo que cada partido apresente suas alternativas. Estamos aguardando, sob a liderança do governador, essa definição", pontuou Robinson, que completou.
"Se a mim for dada essa tarefa, creio que irei representar o projeto do presidente Lula, do governador Jerônimo, no Brasil e na Bahia, pra disputa em Salvador. A cidade está estagnada economicamente, perdeu população devido o modelo do grupo que está aí há 12 anos, de aumentar excessivamente os impostos da cidade, não atrai investimentos, e desceu da posição de líder do Norte-Nordeste para a segunda posição, atrás de Salvador. Esse é o principal problema a ser enfrentado: um novo modelo de desenvolvimento econômico que retome Salvador a um lugar que nunca deveria ter saído, de ser a Série A entre as cidades do Norte-Nordeste", fechou o pré-candidato.