O terceiro governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só começa em janeiro. Mas, assim como no 'Big Brother Brasil' e no programa 'A Fazenda', a lista de integrantes já começa a ganhar forma antecipadamente. Nesta segunda-feira (31), o canal de televisão CNN publicou uma lista com possíveis ministros, e o ainda governador Rui Costa (PT) aparece entre os cotados.
Segundo apuração do canal, Rui Costa é ventilado para ocupar a Casa Civil, considerada por muitos a principal pasta. Prestes a deixar o governo do Piauí, o também petista Wellington Dias concorre com o baiano para o ocupar o cargo.
Peça fundamental para o ex-presidente Lula no segundo turno, a senadora Simone Tebet (MDB) é ventilada para dois ministérios: Educação (junto com Camilo Santana, do PT) e Agricultura (junto com Katia Abreu e Carlos Fávaro).
Derrotado na disputa pelo governo de São Paulo, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, é nome forte para ocupar o Ministério da Fazenda. Com ele, concorrem Henrique Meirelles e Gabriel Galípolo. No Meio Ambiente, Marina Silva e Randolfe Rodrigues, ambos da Rede, são os favoritos, enquanto Flávio Dino (PSB) e Silvio Almeida despontam na Justiça. Vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) é cotado para o Ministério da Defesa, assim como Aldo Rebello.
Lula assume o mandato no dia 1º de janeiro. Antes disso, o presidente eleito passa pelo governo de transição.