27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

vai vendo - 15/04/2023, 17:44 - Vinicius Rebouças

Rui diz que divisão de blocos na Câmara não é para enfrentar governo

Movimentação no parlamento é só "articulação interna" para ministro da Casa Civil

Rui Costa afirma que dois blocos possuem aliados do governo
Rui Costa afirma que dois blocos possuem aliados do governo |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, seguiu a avaliação de outros integrantes do Executivo e afirmou que a criação de dois blocos na Câmara dos Deputados que juntos somam 315 parlamentares, não foram formados para enfrentar o governo.

"Trata-se de uma articulação interna da Câmara e os dois blocos criados têm partidos que são da base, que fizeram campanha para Lula no primeiro e segundo turno, portanto, não se caracterizam como blocos para enfrentar o governo", afirmou durante agenda em Salvador.

Na sexta-feira (14), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, descartou ter havido erro de articulação política do governo com a adesão de siglas governistas, como PSB Solidariedade e PDT, ao bloco liderado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O grupo é capitaneado por PP e União Brasil partidos do Centrão que não fazem parte, pelo menos formalmente da base aliada.

O superbloco encabeçado por Lira, anunciado na última quarta-feira (12), tem 173 deputados e inclui PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e a federação PSDB-Cidadania. O grupo foi criado após o anúncio da aliança do Republicanos com PSD, MDB, Podemos e PSC, que soma 142 parlamentares e será a segunda maior força da Câmara.

exclamção leia também