O ministro da Casa Civil, Rui Costa, terá a missão de visitar todas as pastas para definir, em conjunto, as principais ações e prioridades do governo.
“As ações prioritárias serão definidas conjuntamente pelo governo. Na reunião, o presidente Lula deve dizer qual a expectativa do funcionamento dos ministérios. E deve ressaltar que os ministros busquem garantir as ações transversais”, disse ao blog de Gerson Cmarotti, o ministro Rui Costa.
Na reunião ministerial, que ocorrerá nesta sexta, com todos os titulares das pastas, os ministros responsáveis pelas ações transversais do governo devem falar. Além do próprio Lula e Rui Costa, também há previsão de fala do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, do ministro da Controladoria Geral da União, Vinícius Carvalho, além do ministro Paulo Pimenta (Secom), de acordo com o blog.
A unidade de ação do governo quer evitar problemas de comunicação e esse deve ser um dos principais recados do presidente Lula.
“Se queremos unir e reconstruir o país, primeiro temos que ter unidade de pensamento. Por isso, é preciso deixar claro que a opinião pessoal de um ministro não é a posição do governo. Uma eventual ideia, não é necessariamente uma posição de governo. Isso só vai acontecer com o aval do presidente Lula. É preciso unidade de ação”, reforçou o ministro Rui Costa.