27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Apoio! - 11/03/2024, 15:12 - Cássio Moreira e Vinicius Portugal

Rui Costa faz apelo para que população apoie trabalho na educação

Governo do estado foi muito criticado lançamento da nova portaria

Rui costa esteve presente em evento na Arena Fonte Nova
Rui costa esteve presente em evento na Arena Fonte Nova |  Foto: Olga Leiria/Ag. A Tarde

O ex-governador Rui Costa esteve presente na adesão ao programa Pé-de-Meia, na Arena Fonte Nova, nesta segunda-feira (11). A ação visa incentivar os alunos da rede pública a permanecerem nos estudos, com bolsas de R$ 200 por mês e ainda com um depósito ao final do ano de mil reais.

Nas últimas semanas, o governo do estado foi muito criticado após detalhar planos da portaria 190/2024 e uma fala de Jerônimo Rodrigues dando a entender para o público que haveria uma aprovação em massa nas escolas públicas. Com isso, o ministro da Casa Civil fez um apelo para que as pessoas apoiem mais o trabalho que vem sendo feito na educação do estado.

"Quero fazer um apelo a vocês, para que vocês possam abraçar aquelas políticas implementadas por Camilo e pelo presidente Lula. Educação é como uma casa, se o radier e a fundação forem bem feitas, essa casa será sólida e não vai rachar. E por isso, Camilo colocou como prioridade a alfabetização na idade certa", iniciou.

O plano do governo do estado é conseguir aumentar a alfabetização de crianças com a finalidade de criar uma base mais sólida nos ensinos fundamentais e médio.

"Faz uma diferença enorme quando o aluno, aluna, criança, começa a ler e a escrever na idade certa e aprende as primeiras noções de matemática, ou ele está defasado da sua idade. Muitas pesquisas já comprovaram e comprovam no mundo inteiro, quando há defasagem, quando a alfabetização ocorre tardiamente, o desempenho escolar durante toda a vida é mais frágil e é mais difícil. Então eu queria pedir a vocês que abraçassem. E pra isso, não só o programa de alfabetização da idade certa. Semana passada lançamos, com o presidente Lula, com o ministro Camilo, 1178 creches para poder apoiar esse programa de alfabetização, de acolhimento das crianças. Então eu queria deixar esse pedido aos prefeitos e prefeitas pra expandir a rede de escola em tempo integral pra gente poder melhorar a educação em nosso país. E em seu nome que eu vou saudar todas as prefeitas, prefeitos e prefeitas", concluiu Rui.

exclamção leia também