O ex-governador Rui Costa esteve presente na adesão ao programa Pé-de-Meia, na Arena Fonte Nova, nesta segunda-feira (11). A ação visa incentivar os alunos da rede pública a permanecerem nos estudos, com bolsas de R$ 200 por mês e ainda com um depósito ao final do ano de mil reais.
Nas últimas semanas, o governo do estado foi muito criticado após detalhar planos da portaria 190/2024 e uma fala de Jerônimo Rodrigues dando a entender para o público que haveria uma aprovação em massa nas escolas públicas. Com isso, o ministro da Casa Civil fez um apelo para que as pessoas apoiem mais o trabalho que vem sendo feito na educação do estado.
"Quero fazer um apelo a vocês, para que vocês possam abraçar aquelas políticas implementadas por Camilo e pelo presidente Lula. Educação é como uma casa, se o radier e a fundação forem bem feitas, essa casa será sólida e não vai rachar. E por isso, Camilo colocou como prioridade a alfabetização na idade certa", iniciou.
O plano do governo do estado é conseguir aumentar a alfabetização de crianças com a finalidade de criar uma base mais sólida nos ensinos fundamentais e médio.
"Faz uma diferença enorme quando o aluno, aluna, criança, começa a ler e a escrever na idade certa e aprende as primeiras noções de matemática, ou ele está defasado da sua idade. Muitas pesquisas já comprovaram e comprovam no mundo inteiro, quando há defasagem, quando a alfabetização ocorre tardiamente, o desempenho escolar durante toda a vida é mais frágil e é mais difícil. Então eu queria pedir a vocês que abraçassem. E pra isso, não só o programa de alfabetização da idade certa. Semana passada lançamos, com o presidente Lula, com o ministro Camilo, 1178 creches para poder apoiar esse programa de alfabetização, de acolhimento das crianças. Então eu queria deixar esse pedido aos prefeitos e prefeitas pra expandir a rede de escola em tempo integral pra gente poder melhorar a educação em nosso país. E em seu nome que eu vou saudar todas as prefeitas, prefeitos e prefeitas", concluiu Rui.