25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Rodou - 29/08/2023, 07:31 - Da Redação

Ricardo Salles é denunciado em esquema de exportação de madeira

Salles foi ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro

Deputado Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente
Deputado Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ex-ministro do Meio Ambiente no governo Bolsonaro, o deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) na investigação de um esquema ilegal de exportação de madeira. Além de Salles, o ex-presidente do Ibama Eduardo Bim virou réu na apuração.

Segundo o g1, Ricardo Salles, servidores públicos e agentes do setor madeireiro teriam participação em um "grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais", aponta a denúncia do MPF.

Diversas apreensões de madeira que saíram do Brasil para os Estados Unidos foram indicadas pelo Ministério Público. Nessas apreensões não haviam os documentos obrigatórios para exportação.

De acordo com as investigações do MPF, funcionários do Ibama emitiram certidões e um ofício que não tinha valor jurídico na intenção de autorizar a madeira apreendida. Entretanto, a documentação não foi aceita pelas autoridades estadunidenses, "em razão da evidente ilegalidade".

Segundo a denúncia, Ricardo Salles teria se reunido com as empresas envolvidas no esquema em fevereiro de 2020, além da presença de parlamentares, para tratar sobre exportação de madeiras ativas no Pará.

Ainda conforme a investigação, "a mais alta cúpula do Ministério do Meio Ambiente e a alta direção do Ibama manipularam pareceres normativos e editaram documentos para, em prejuízo do interesse público primário, beneficiar um conjunto de empresas madeireiras e empresas de exportação que tiveram cargas de madeira apreendidas nos Estados Unidos".

exclamção leia também